sábado, 9 de março de 2013

AS PRINCESAS OFENDIDAS


O debate económico Europa versus Estados Unidos da América está ao rubro. Estou a ser simpático para os Europeus, pois para haver um debate são necessárias duas partes e neste caso só os economistas americanos levam a sério o confronto das ideias no plano económico.
Nesta semana, alguns tweeters com epicentro na Comissão Europeia resolveram atirar-se ao criticismo com que Krugman tem tratado, e com toda a pertinência acrescento eu, interpretando-o como uma crítica à Europa. Tal qual virgens ofendidas, pressinto que associadas à corte do inenarrável Olli Rehn, estas vozes identificadas com a Comissão Europeia não participam de facto no debate, limitam-se no fundo tal como o patrono ou apaniguado Rehn a dizer que o debate não é construtivo para a estabilidade do euro e da União Europeia. Mas de virgens ou princesas esta gente não tem rigorosamente nada. É gente sabida, “putas velhas” dirão alguns, não necessariamente velhas por idade, mas porque se acomodaram e especializaram há muito em defender posições e não a debater ideias.
Ora o que neste momento acontece é que esta gente não tem argumentos para contrariar a urgente necessidade de estímulos fiscais e não do prolongamento de vias de austeridade tout court em ambiente depressivo de taxas de juro como defendem. O argumento de que a emissão alargada de dívida colocaria as taxas de juro a longo prazo sob pressão caiu entretanto por terra. Essa pressão é uma miragem. Do mesmo modo, a situação americana evidencia com clareza que o estímulo fiscal americano não determinou o colapso das cotações em bolsa, antes pelo contrário, Wall Street está a bater limites superiores dos últimos tempos.
O ambiente de incerteza que pesa sobre as condições de investimento na Europa está cada vez mais claramente associado à incerteza de procura que atravessa praticamente toda a zona euro e é isso que os altos funcionários não querem aceitar. Afinal são as suas próprias receitas que estão a conduzir o ambiente de incerteza, prolongando-o no tempo, sem que a austeridade punitiva contribua para a diminuir.
Bradford DeLong dedica hoje a este tema um excelente post mostrando bem como a posição dos economistas americanos é no debate, ou algo que o pareça, mais robusta e consistente. Krugman, contundente como sempre, ataca forte, distinguindo subtilmente entre “cockroach ideas” (ideias baratas que se pretendem afastar mas que voltam sempre e que emergem por não se terem em conta factos essenciais) e “zombie ideas” (ideias defendidas por quem se recusa a integrar a evidência). A distinção é demasiado subtil e duvido mesmo se o que predomina na Comissão não são as primeiras (opinião de Krugman) mas antes as segundas.
A contundência é preciosa:
O mais espantoso é que os homens que não conhecem nem a teoria nem a história das passadas crises estão profundamente convencidos que sabem o que fazer na crise atual e que a confiança naquilo que prescrevem não é abalada pela confirmação do erro em que estão envolvidos. E evidentemente o que é mais espantoso é o facto de que são estes homens que estão hoje à frente das coisas”

Sem comentários:

Enviar um comentário