domingo, 24 de março de 2013

AINDA O INENARRÁVEL SCHÄUBLE



Via Gavyn Davies no Financial Times e Linn Vaughan e Elisa Martinuzzi no Bloomberg, é possível aceder a uma declaração do Ministro das Finanças alemão Wolfang Schäuble à Rádio Alemanha que tem que se lhe diga. O inenarrável ministro alemão disse mais ou menos isto: os depositantes cipriotas não estão cobertos pelas regras de garantia de depósitos porque o estado está insolvente. Os media criaram falsamente a impressão que os depósitos não estão seguros nos outros países. Estão seguros … mas apenas na condição de que os estados tenham a sua solvência assegurada.
No artigo da Bloomberg, a deputada portuguesa Elisa Ferreira é citada com a afirmação de que a medida proposta para Chipre é absolutamente contrária ao espírito da diretiva de resolução da Comissão Europeia sobre a recuperação bancária que a própria Elisa Ferreira lidera no grupo de parlamentares socialistas.
As afirmações de Schäuble constituem uma perigosa ameaça ao princípio da separação dos problemas da banca e das dívidas soberanas que representou o principal compromisso da cimeira de 29 de junho de 2012.
Esta gente para além de não ser de confiança é mesmo perigosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário