quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A CATALUNHA COMEÇA A DOER



(Se a cena política em Portugal pode considerar-se agitada, então o que dizer do que se antevê em Espanha)

Rajoy dissolveu as Cortes e com esse ato oficial lançou irreversivelmente a realização de eleições para 20 de dezembro, data em si controversa, representando um prolongamento só explicável pela tentativa desesperada do governo do PP em fazer sobressair a evolução favorável da conjuntura macroeconómica espanhola. Rajoy joga sobretudo no comparativamente elevado ritmo de crescimento espanhol no conjunto dos países da OCDE e na mais elevada tolerância da sociedade espanhola para elevadas taxas de desemprego. O efeito psicológico da descida da taxa de desemprego impulsionada pelo referido crescimento económico tenderá a predominar segundo Rajoy sobre a memória e efeitos sociais da austeridade e as ainda elevadas taxas de desemprego apesar da melhoria observada nestas últimas.

Mas os efeitos desta decisão não podem ser compreendidos como um ato normal na democracia espanhola. É que a dissolução das Cortes, com os respetivos e compreensíveis mecanismos constitucionais de segurança e proteção da democracia e do Estado de Direito vão enfrentar grossa turbulência provocada pelo que alguns constitucionalistas de Madrid consideram um risco de verdadeira rebelião anticonstitucional – o início de um processo de “desconexão” da Catalunha do estado espanhol.

As eleições de 27 de setembro de 2015 deram a vitória e maioria absoluta parlamentar ao conjunto algo inesperado de três forças políticas: o Junts pel si, coligação entre a Esquerda Republicana e a Convergência e o complemento necessário para a maioria absoluta formado pela formação também independentista mas também anticapitalista do CUP. Embora estas eleições tenham sido plebiscitárias, isto é, os propósitos independentistas não foram ocultados, é muito discutível que os seus resultados possam ser interpretados e assumidos como um referendo positivo à independência da Catalunha. É verdade que a pressão nacional e internacional sobre os independentistas foi fortíssima, com todo o tipo de argumentos ameaçadores e catastrofistas. Mas o que as eleições deram efetivamente foi a fratura talvez irreversível da sociedade catalã entre os que querem a independência e as que não a querem. A maioria para a independência nem de longe pode ser considerada uma base democrática sólida para o respaldo da independência. E nesta radicalização, como seria previsível, a voz dos que desejam uma maior autonomia e não a tal desconexão do estado espanhol mergulhou nas trevas. Um indicador dessa fragilidade é dado pela inexistência ainda hoje de acordo para a formação de um governo regional que saia das eleições e a investidura de Artur Mas (CiU) não está ainda assegurada.

Pois ontem, numa deriva independentista que estava anunciada, o parlamento catalão, hoje presidido por uma independentista de sete costados, Carme Forcadell, aprovou uma declaração para o início de um Estado catalão independente sob a forma de república, uma espécie de ajuste de contas com a história e tentativa de reposição do que já existiu. O El País fala hoje em editorial de golpe sobre o Estado e de vazio de governo. E tem razão, pois o prolongamento da data eleitoral por razões meramente instrumentais de cálculo político, apesar das proteções constitucionais, apanha o Estado espanhol numa espécie de gestão e é imprevisível o que a deriva independentista pode provocar nos próximos tempos.

Rajoy, instado pelo PSOE e pelo maior partido da oposição na Catalunha, o Ciudadanos, de raiz e emergência catalã, diga-se, a preparar uma resposta concertada de defesa da unidade do estado espanhol, limitou-se a dizer que seria a Constituição a base de uma eventual intervenção tornada necessária pela concretização futura da decisão de ontem do parlamento catalão. Rajoy, mergulhado na sua perspetiva instrumental de utilização do quadro macroeconómico para defender a pele da governação, nunca deu mostras de saber lidar com a questão catalã e daí o seu afundamento eleitoral no dia 27 de setembro. É também discutível que a deriva independentista seja propensa a negociações, pois está neste momento sobreradicalizada. É espantoso como uma formação nacionalista e burguesa como a CiU de Mas e outras heranças como a dos Pujol esteja hoje em radicalização absoluta. Essa radicalização só pode ser compreendida como fuga desesperada para a frente. A CiU está hoje ameaçada por processos de corrupção que vão surgindo como cartas de mágico desajeitado e a família Pujol está hoje a ser investigada como uma família fraudulenta e não são antecipáveis todos os efeitos a que a investigação irá conduzir.

No meio desta deriva para o descalabro, o Podemos, imagine-se, embora em queda como agrupamento, tem ficado à margem desta deriva mais interessado em denunciar a corrupção da CiU e a inépcia do PP, hoje um partido irrelevante na Catalunha, com a burguesia esclarecida do Ciudadanos a ocupar o seu estado.

Não se sabe o que Rajoy quer dizer com a afirmação de que os independentistas terão pela frente a lei e um governo disposto a fazê-la respeitar, embora com as Cortes dissolvidas e um núcleo permanente em funções. Vai ser curioso ver se o instrumentalismo de Rajoy face à melhoria do quadro económico vai ser suficiente para contrariar a subida do PSOE e do CIUDADANOS que, sendo tão firmes na defesa da não independência como o PP, têm posições mais flexíveis e constitucionais para acomodar a autonomia catalã. A radicalização faz temer o pior, pois o parlamento catalão é hoje o epicentro de toda a trajetória para a independência, sem governo regional investido.

Hoje, talvez acossado pelos acontecimentos, Rajoy aceitou pactar com o líder do PSOE uma posição de cooperação institucional para combater e admite fazê-lo também com o CIUDADANOS. Entretanto, um mero expediente parlamentar urdido pelo PP, Ciudadanos e OS Catalão diferiu no tempo a aprovação da declaração para o início de constituição da Catalunha independente sob a forma de República.

Os tempos estão nebulosos para o instrumentalismo do PP e para o acossamento de Mas e da CiU. Uma boa saída para isto seria a clarificação do tempo com Rajoy fora da rota e Mas em fuga para curar as feridas da corrupção. Talvez aí se respirasse melhor e uma sensação de alívio passasse pelos catalães. E o Barça não teria necessidade de jogar em França. Mas sem querer brincar com coisas sérias não consigo antever algo que não seja trágico nesta deriva fraturante da sociedade catalã. Será que a idade começa a pesar?

Sem comentários:

Enviar um comentário