sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O ATIÇADOR DE BOLIQUEIME




(Antecipam-se tempos quentes e o Parlamento estará ao rubro)

No meu guia pessoal para o amortecimento de perplexidades, tinha previsto que a personagem Cavaco iria ter protagonismo. Sou dos que antecipei no tempo que Cavaco iria ter um penoso fim de mandato e a minha única dúvida era se a penosidade iria também abater-se sobre os portugueses. Há traços de personalidade e de caráter que voltam sempre a manifestar-se, por mais ocultos ou atenuados que os seus portadores os pretendam manter. É o caso de Aníbal Cavaco e Silva. O personagem bem pode pretender passar uma imagem de que pensa em função de todos os portugueses, mas aquela pose hirta e desajeitada a qualquer momento deixa antever o que lhe vai na alma. Bem pode querer passar um estatuto de fazedor de consensos que nós rapidamente intuímos de que consensos se trata.

Assim aconteceu ontem na sua comunicação ao país. Cavaco podia se efetivamente o quisesse comunicar que indigitaria Passos Coelho e a coligação para formar governo, fundamentando a sua decisão com a prática constitucional portuguesa dos anos de democracia. E podia simplesmente apelar aos deputados da nova Assembleia da República para que ponderassem bem as decisões de aprovação ou rejeição do novo programa de governo. Ponto.

Mas não foi assim. Resolveu atiçar a esquerda, entrando por uma tortuosa investida sobre os programas dos partidos em negociações e arvorando-se em intérprete supremo dos mercados e dos interesses dos investidores internacionais, mais objetivamente como agitador e instabilizador desses mesmos mercados. Ora, não são os programas dos partidos que estão em causa, mas sim o programa de governo que estarão a negociar e não interessa se é mínimo denominador comum daqueles programas. O atiçador de Boliqueime regressou. Para Cavaco há partidos que podem governar e outros que devem ser apenas folclore parlamentar. A sua conceção de democracia para os mercados emergiu ontem cristalina como nunca. O PS agradece, pois é com ameaças desta natureza que se reforça união. O PCP e o Bloco de Esquerda (mas que bela entrevista a quente de Catarina Martins a Judite de Sousa) encontraram a motivação certa para um maior pragmatismo. Até aqui a única lógica de demarcação que saiu das eleições foi a favor e contra o governo. Agora há uma mais, a favor ou contra o presidente. Cá para mim, se fosse o Professor Marcelo começava a deixar algumas palavras a abater, comunicando que faria de outra maneira. A passadeira vermelha parece estar um pouco enrodilhada. Sampaio da Nóvoa tem aqui uma réstia de oportunidade e as Presidenciais adquirem novos cambiantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário