quarta-feira, 5 de março de 2014

ESCOLA, TERRITÓRIO E SOCIEDADE



Este é o tema que me cabe coordenar em mais uma sessão pública do Novo Rumo, neste caso a convite do meu amigo António Nóvoa, no ambiente da mais plena liberdade de reflexão e pensamento que ele imprime a estas coisas e que constitui motivo bastante para justificar a minha aceitação para preencher uma das minhas preciosas tardes de sábado numa iniciativa desta natureza (Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa, 7 de março de 2014, 14.30).
A sessão está estruturada em oito temas, que incluem para além deste os seguintes: (i) a formação escolar de base; (ii) a organização da escola; (iii) educação e trabalho; (iv) educação de adultos; (v) os professores e a sua formação; (vi) ensino superior; (vii) ciência e tecnologia.
No domínio da escola, território e sociedade, António Nóvoa propõe a seguinte base de reflexão:
“A descentralização do ensino é uma necessidade inadiável, em ligação com as regiões e as autarquias locais. Há aspectos importantes a salvaguardar, sobretudo no recrutamento do pessoal docente, mas é fundamental aproximar as escolas dos territórios em que estão inseridas. Este processo permitirá aprofundar a cooperação inter-institucional no espaço local e dar coerência a um trabalho conjunto nas áreas da educação, da formação e da cultura.
A escola é uma instituição e não pode ser comparada com um qualquer serviço ou mercadoria. O reforço da escola pública deve corresponder a um novo compromisso social com a educação, evitando as tendências de privatização do ensino. A metáfora das “cidades educadoras” chama a atenção para a existência, nas sociedades actuais, de um conjunto de possibilidades educativas que devem estar ao serviço da educação e da formação de crianças, jovens e adultos. A escola, passe a redundância, é responsável pela educação escolar. Mas há muitas dimensões educativas que têm lugar fora da escola e que devem fazer parte de uma responsabilidade social mais alargada. É nesta rede de instituições e de presenças que se definem as dinâmicas futuras da educação, com uma maior permeabilidade entre a escola e outros espaços sociais e culturais.”
O tema não me é estranho e a minha convicção descentralizadora passa também pelo papel que a educação pode representar nesse processo de amadurecimento de práticas e de consolidação de parcerias apontadas para um diálogo mais profícuo entre o universalismo e o território, formando jovens com apego identitário e sentido de mundo, numa escola mais aberta ao meio e não menos rigorosa por isso. A metáfora de cidades aprendentes ou aprendedoras é suficientemente estimulante para uma boa discussão em torno do que cabe à política pública nesse contexto educativo para além da Escola.
Num encontro desta natureza, é necessário respeitar o espírito de liberdade plena de pensamento que António Nóvoa exemplarmente nos propõe e recomenda a partir da sua própria experiência. Mas numa sessão pública e com o líder António José Seguro a fechar a sessão, é necessário pensar claramente a transformação que se pretende atingir. Esse pensamento claro não pode remeter para o “wishful thinking” ou para simples reflexões programáticas de grande abstração. É necessário demonstrar como e em que domínios é possível fazer melhor do que o universo do vazio em que a desconstrução levada a cabo pela atual maioria nos conduziu, também na educação com evidentes consequências de interrupção inconsequente de dinâmicas em curso.
Veremos se o ambiente de discussão dará para tal e se o coordenador é suficientemente convincente.

Sem comentários:

Enviar um comentário