sábado, 15 de março de 2014

UNS E OS OUTROS



As crónicas de hoje no Público de Vasco Pulido Valente e de José Pacheco Pereira são bem reveladoras da estranha fratura que se gerou na sociedade portuguesa em torno de um simples documento sobre a reestruturação da dívida. Fratura que não é entre a esquerda e a direita, como a mente peregrina e um pouco engordurada de António Costa jornalista do Económico quer fazer crer, tamanha é a incapacidade destas mentes amestradas compreenderem a essência do debate democrático.
Que o isolamento comunicacional de Vasco Pulido Valente (não conheço outro caso de desconformidade mais gritante entre o brilho da prosa e a indigência do verbo em televisão) o transporta para uma tentativa ridícula de recuperação da metáfora da brigada do reumático não me surpreende. Os conceitos e critérios de determinação da irrelevância dos outros são em VPV muito particulares e está no seu direito de os usar para seu próprio deleite, numa espécie de delírio senil que ele próprio associa ao manifesto dos 70 e que diz recusar. Não é difícil imaginar uma bateria de critérios de determinação da (ir)relevância de personalidades públicas, que podem ser aliás socialmente validados, à luz dos quais o Manifesto poderia reunir relevâncias públicas bem superiores à do próprio VPV, que certamente se considera o mais culto do burgo.
A abordagem de JPP é bem mais profunda pois analisa as derivas democráticas, nacionais e europeias, do que nos cerca, sendo impiedoso na identificação dos tiques de autoritarismo que por aí pululam, dos mais alarves aos mais emproados e travestidos de patriotismo de circunstância. E o que é sociologicamente muito rico é que JPP identifica a vasta gama de interesses e estatutos que se abrigam nestes tiques de autoritarismo, todos eles apostados em conservar as almofadas de vário tipo que lhes permitirão continuar a defender impávidos e serenos o empobrecimento de longo prazo dos desprovidos de almofadas anatómicas e a preceito conquistadas com a subida ao poder.
E é nisto que a atual maioria transformou o país, uma sociedade fraturada e dividida entre os almofadados e os desprotegidos, muito mais do que espartilhada entre a esquerda e a direita.
Perante este cenário, o patético Cavaco escreve e assina por baixo e com isso pensa que adquire o sentido profundo das coisas (os outros falam, falam, mas eu escrevo e assino …).
Face a este estado de coisas, só a alternância democrática vigilante (no sentido de que também no PS é necessário contrariar derivas) pode erradicar estes tiques de autoritarismo, havendo espaço para uma vasta reunião de sensibilidades para suportar uma governação alternativa.
E quanto a Cavaco até estarei disposto a votar em Marcelo para nos vermos livres de tal figura (claro está em função das alternativas …).
Nota final: o meu colega de blogue vai obrigar-me a comprar o livro da Maria João Avillez e de Vítor Gaspar, para mal dos meus pecados, apesar do coração benfiquista da primeira. Mas confesso-me estupefacto. Levar pela manhã com o Vítor Gaspar a citar Hirschman e Fernando Henrique Cardoso já não é para a minha idade e vou tentar recuperar ao longo do dia com casamento em Arouca. Voltarei obviamente ao tema depois de recuperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário