IClio e Justin Time Tourist (JITT) eram siglas e realidades que desconhecia até esta
tarde, em que participei (ver post de ontem) no seminário sobre Formação-Ação realizado
em Coimbra, no auditório da CCDRC, em organização conjunta de entidades como a
AEP, a APICER e o Instituto Pedro Nunes (IPN) entre outras.
IClio é a designação de mais uma empresa incubada
a partir da meritória ação do IPN, uma das joias da coroa em matéria de incubação
e aceleração de empresas em Portugal, constituída por gente qualificada ligada
ao universo da história. Just in Time
Tourist (JiTT) é uma aplicação porta-bandeira de uma empresa que pretende
ser no universo das aplicações para smartphones
e tablets o equivalente ao American Express
dos guias turísticos. A empresa beneficiou do programa de formação-ação PME,
associando esse apoio estratégico de formação ao desenvolvimento do próprio
projeto, hoje em fase de lançamento internacional e com aplicações já
desenvolvidas para cidades como Londres ou Barcelona.
Impressionou-me a desenvoltura do seu
administrador e sobretudo a ténue separação que existiu entre a incubação e o
seu desenvolvimento a uma escala de cidades globais, através de uma aplicação
que pretende nada mais do que gerir o turista na sua incessante procura de
informação. Não é seguro que a IClio não seja vendida um dia destes, embora neste
momento a presença do capital de risco lhe conceda alguma sustentação para
crescer. Um bom exemplo de como o digital e a história se podem virtuosamente combinar.
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