quarta-feira, 26 de março de 2014

ICLIO



IClio e Justin Time Tourist (JITT) eram siglas e realidades que desconhecia até esta tarde, em que participei (ver post de ontem) no seminário sobre Formação-Ação realizado em Coimbra, no auditório da CCDRC, em organização conjunta de entidades como a AEP, a APICER e o Instituto Pedro Nunes (IPN) entre outras.
IClio é a designação de mais uma empresa incubada a partir da meritória ação do IPN, uma das joias da coroa em matéria de incubação e aceleração de empresas em Portugal, constituída por gente qualificada ligada ao universo da história. Just in Time Tourist (JiTT) é uma aplicação porta-bandeira de uma empresa que pretende ser no universo das aplicações para smartphones e tablets o equivalente ao American Express dos guias turísticos. A empresa beneficiou do programa de formação-ação PME, associando esse apoio estratégico de formação ao desenvolvimento do próprio projeto, hoje em fase de lançamento internacional e com aplicações já desenvolvidas para cidades como Londres ou Barcelona.
Impressionou-me a desenvoltura do seu administrador e sobretudo a ténue separação que existiu entre a incubação e o seu desenvolvimento a uma escala de cidades globais, através de uma aplicação que pretende nada mais do que gerir o turista na sua incessante procura de informação. Não é seguro que a IClio não seja vendida um dia destes, embora neste momento a presença do capital de risco lhe conceda alguma sustentação para crescer. Um bom exemplo de como o digital e a história se podem virtuosamente combinar.

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