segunda-feira, 22 de abril de 2013

“IL CANTO DEGLI ITALIANI”

 
O tempo encarregou-se de fazer terminar a odisseia da eleição do Presidente da República de Itália. Recorro ao incomparável traço de Emilio Giannelli (http://www.corriere.it) para dar conta do essencial, sendo que ainda falta conseguir-se a nomeação de um governo.
 
 
1.       Entre os muitos mortos e feridos novamente provocados por um sistema político abaixo de classificação, destaque como maiores derrotados para o afastamento forçado de Bersani e o regresso falhado de Prodi.
 

2.       A vitória mais imediata e a maior demonstração do bloqueamento a que está reconduzido o sistema político italiano foi a que decorreu da renovação, aos 88 anos e até 2020, do mandato de Giorgio Napolitano. Quem não se lembra a propósito que Mário Soares, aos 80, foi considerado inelegível por excesso de idade?
 

3.       A vitória mais promissora poderá ter sido a de Matteo Renzi, mayor de Florença e putativo substituto de Bersani – que o derrotara em finais de 2012 nas primárias do centro-esquerda – na liderança do Partido Democrático.
 
 
4.       A grande incógnita permanece associada às incríveis “sete vidas” desse bizarro jogador de cartas que dá pelo nome de Silvio. Ainda irá ele poder ter uma palavra a dizer no futuro da “Bota”?

Sem comentários:

Enviar um comentário