domingo, 14 de abril de 2013

NA MOUCHE JOSÉ



O zapping contínuo que fiz entre os comentários de Sócrates e Marcelo deu para apanhar algumas notas pitorescas. Cristina Esteves bem melhor que a cada vez mais pirosa Judite de Sousa (a rapariga parece deprimida), um bocadinho menos pirosa do que a camisola de Fernando Seara no Conselho Nacional do PSD (aos losangos amarelos e azuis, cruzes credo), o que vem ao encontro da minha velha tese de que esta malta da política quando abandona o fatinho e passa ao “casual”é uma tragédia.
Marcelo passou a folha ao entusiasmo que por aí pairou sobre a genialidade de Miguel Poiares Maduro e sobre a qualidade dos jovens Faculdade de Direito de Lisboa agora chamados como secretários de Estado. Aluno genial segundo o Professor, independente quanto baste, mas segundo o comentador terá pouco dinheirinho este ano para fazer algo que se veja e mesmo em 2014 tenderá a ficar com metade (1/ 3 para 2/3) do que caberá à economia. Fascínio de Passos Coelho por gente com capacidade para pensamento político novo, mas não chegará para inverter a situação.
Na RTP 1 Sócrates pareceu menos tenso e menos justiceiro. Chapéu para um momento televisivo de se lhe tirar o chapéu. Um pequeno vídeo da TV irlandesa no qual dois jornalistas, em torno da cimeira de Dublin e da passagem de Gaspar pela capital irlandesa, concluem logicamente que Vítor Gaspar é mais um ministro da TROIKA do que um ministro das Finanças de Portugal. Na mouche. Uma imagem assassina de algo que tinha sido no último Quadratura do Círculo dito de outra forma que o governo já não representava o interesse nacional. Para além disso, o aproveitamento inevitável do progresso observado em Portugal na taxa de abandono escolar a partir de 2005 com o mais significativo progresso observado entre os 27, neste caso a partir de uma pergunta de uma telespectadora, providencial para os propósitos do comentador.
Estou certo que as audiências de Marcelo nunca serão ameaçadas. Afinal uma TVI da estética ganhadora de Goucha e similares não perderá seguramente a dianteira, o que não impedirá eventuais bons momentos televisivos do comentário rival, não seja por outro motivo que a estética mais estimulante de Cristina Esteves.

Sem comentários:

Enviar um comentário