domingo, 7 de abril de 2013

PRECIOSIDADES (1)

(Imagem da galáxia espiral NGC 6384 produzida pelo telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA)


Proponho a partir de agora um novo bloco neste blogue, o das “preciosidades”. Podemos considerá-lo um contraponto ao “Porque não te calas?”. O objetivo é registar citações, afirmações ou excertos de tomadas de posição pública que consideremos exemplares ou seminais, ou seja, expressões qualitativas depuradas de uma dada matéria ou assunto de momento. Em princípio, se o mundo andar direito, os registos das “preciosidades” não se cruzarão com os do “Porque não te calas?”. Mas não tenho a certeza se não teremos algumas sobreposições, pois a mesma personalidade pode produzir uma análise seminal e vomitar uma alarvidade em momentos diferentes. Veremos.
Para iniciar trago duas preciosidades do fim de semana, ambas do Público, vindas de personalidades conhecidas e centradas na personalidade Relvas, que aproveitaremos para fechar o dossier, pelo menos enquanto a referida personalidade não der mostras do que fará seguidamente da sua vida.
Primeiro, um excerto do artigo de José Pacheco Pereira sobre o programa Impulso Jovem e sobre a escolha comunicacional para o programa em modelo de “stand-up comedy”:
“(…) prover essa clientela jovem é fundamental nos aparelhos partidários que, no essencial, são hoje controlados pelos “jotas” e ex-“jotas” dos últimos vinte anos. Relvas, ele próprio membro emérito das carreiras “jotas” e conhecendo, como Passos Coelho, o meio como ninguém, sabendo o que lhe deu e o que lhe deve, é a personalidade ideal para a função. Ele nunca permitiria que o programa fosse para alguém como, por exemplo, seria Álvaro Santos Pereira. Este demoraria quinze meses para perceber o que se esperava dele, e Elvas demora quinze nanosegundos, e como a fome é muita e o tempo é pouco, nem pensar em deixar um programa “valioso” para os partidos nas mãos de um ET, mesmo que este tenha chegado ao Governo por ter escrito umas coisas curiosas num blogue contra Sócrates que chamaram a atenção de uns leitores feitos pelos blogues e pelo facebook, para além dos jornais, como são Relvas e Passos Coelho.”
Segundo, uma espécie de epitáfio de Vasco Pulido Valente para o mesmo Relvas:
Quem no fundo educou Miguel Relvas (além da família, claro) acabou por ser o PSD, onde ele viveu desde a adolescência. No PSD aprendeu, e aprendeu seriamente, como se progride numa seita. Por outras palavras, como se manobra, como se anulam os adversários, quem e quando se deve seguir e promover. Na sua declaração final Relvas lembrou o período em que trabalhara para a eleição de Passos Coelho: primeiro para Presidente do partido e, a seguir, para primeiro-ministro. Esse, sim, é o verdadeiro Relvas e um certificado duvidoso não mudou, nem mudará a criatura.”
Para memória futura.

Sem comentários:

Enviar um comentário