sábado, 13 de abril de 2013

PRECIOSIDADES (3)


O filósofo francês Gilles Lipovetsky (“A Era do Vazio”) estará em Aveiro no início da semana. A pretexto, concedeu uma entrevista a Eva Gaspar (“Jornal de Negócios”) em que produz diversas afirmações que julgo dignas de corresponder ao espírito com que o António Figueiredo lançou neste espaço a rubrica em título.

Escolho as seguintes três dimensões de preciosidade:

· “Há vícios no sistema capitalista que é preciso corrigir. Mas a crise europeia não é uma crise do capitalismo. É uma crise da política. É uma crise dos Estados. (…) A crise não é do capitalismo. No contexto do que eu chamo de hipermodernidade, não há alternativa ao capitalismo. O que podemos ambicionar são diferentes formas de regulação do mercado, em particular dos mercados financeiros.

· “Na Europa tem sido incrível a incapacidade dos nossos dirigentes em antecipar as dificuldades. O impasse em que nos meteram é terrível. (…) Os políticos não têm estado à altura do projeto europeu. O mundo político não está à altura da situação histórica que vivemos.

· “A Europa foi feita em marcha forçada, com demasiada pressa. Deveríamos ter construído uma Europa mais consolidada entre Nações que tinham níveis de desenvolvimento mais semelhantes e paralelos, e ter feito o alargamento aos poucos. (…) A Europa tornou-se um projeto político, mas as suas instituições não são políticas e o que temos é uma construção caótica que não nos permite uma ação articulada.

Disse…

Sem comentários:

Enviar um comentário