sábado, 27 de abril de 2013

LEMBRANDO PINA…



Dois em um ao folhear o último JN, onde a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia publicitava a inauguração do “Centro Escolar Manuel António Pina” em Oliveira do Douro.

Com o historiador Hélder Pacheco a descrever assim o vazio destes já seis meses: “E que falta nos fazem a sua ironia truculenta, a sua integridade de juízo, a sua sobranceira perante os Poderes que nos comandam o dia-a-dia. E a sua melancolia tocada de simpatia pelas coisas simples. E a sua argúcia para distinguir a banalidade dos tesouros escondidos nos imponderáveis em que existimos. E a sua denúncia da mediocridade e dos atentados ao espírito e à liberdade dos homens. E o seu apego às causas e o desapego pelo compromisso enfeudado. E a limpidez da sua voz poética. Que falta nos fazem…”

E com a reprodução de uma ilustração de Guilherme Castro – sim, o Guilherme Paulo que foi chefe daquela turma que misturava candidatos a Economia e Arquitetura que frequentei em 1968 no velho D. Manuel II, quem o poderia antecipar? – a fazer emergir vertentes outras e inalienáveis do modo de existir do seu grande amigo Pina…

Sem comentários:

Enviar um comentário