segunda-feira, 22 de abril de 2013

SEGUNDO RESGATE?

(Michael Kountouris, “Equipa de resgate da UE”, Efimerida Ton Syntakton (Grécia),
vencedor do “World Press Cartoon” – 2013)

Não as elevo à categoria de preciosidades, mas tendo a considerar as duas citações abaixo dignas de registo para memória futura. Ambas se reportam a Portugal e provêm de jornalistas especializados, Pedro Guerreiro (Jornal de Negócios) e Wolfgang Münchau (Financial Times):

· “A situação financeira de Portugal está mais frágil do que nos querem fazer crer. O regresso aos mercados foi importante, mas a dívida pública não para de subir (de ontem: 126% do PIB), o que os veda. E, sem mercados, não basta mais tempo, é preciso mais dinheiro. Um segundo resgate… O círculo infernal da dívida.” (Jornal de Negócios, 19/04/2013).
 
· “Se a extensão do prazo que se consegue é suficientemente longa e os juros se reduzem para perto de zero, então isso torna-se, na verdade, um perdão de dívida. Contudo, uma extensão das maturidades em sete anos não vai ser suficiente. (…) Portugal vai precisar de um segundo programa. E, no final, acabará por haver um nível significativo de incumprimento da dívida, negociado ou não.” (Expresso, 20/04/2013). 

Maturidades, reestruturação, perdão, incumprimento… não vai tudo, finalmente, dar ao mesmo?

Sem comentários:

Enviar um comentário