quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A PEREGRINAÇÃO DE SCHÄUBLE



Passou praticamente despercebida em Portugal a reunião solicitada (para o dia 20 de janeiro passado) pelo ministro das Finanças alemão a um grupo de deputados do Parlamento Europeu, representando todos os partidos envolvidos na discussão do mecanismo de resolução que deveria assegurar passos decisivos à criação da União Bancária, grupo em que a deputada Elisa Ferreira tem desempenhado um papel decisivo.
Invocando aqui uma notícia publicada no Wall Street Journal do dia seguinte à referida reunião, a peregrinação de Schäuble a Bruxelas ilustra bem não só a posição alemã de rejeição de mecanismos de mutualização, neste caso, bancária, mas também a incomodidade criada com a divergência de opinião entre o Conselho Europeu (em que a influência alemã é mais marcante) e o Parlamento Europeu em que ela se dilui algo mais.
Não tenho conhecimento técnico sobre a matéria que permita fazer antecipações do que tal reunião terá representado para uma eventual aproximação de posições entre as partes. Aliás, dificilmente haverá em Portugal posições mais informadas sobre a matéria do que a da própria Elisa Ferreira que, melhor do que ninguém, poderá avaliar da exequibilidade da intransigência do Parlamento Europeu forçar o recuo alemão. Não me parece entretanto provável que os alemães apresentem flexibilidade para algum recuo, podendo dizer-se que a maior probabilidade é não haver acordo e por conseguinte um impasse ser a solução mais credível.
Sinceramente não tenho preparação para o antecipar. Aqui o que me interessa registar para memória futura é mais uma evidência do caráter atribulado da construção da complexa arquitetura europeia e da sua dependência atual e futura não da coerência de posições, valores ou soluções racionais e democraticamente validadas pelos países intervenientes mas de circunstâncias, táticas e conjunturas políticas.
E, nesta perspetiva, a peregrinação de Schäuble é bem ilustrativa do que teremos para o futuro em termos de construção europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário