quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SÓ POR HOJE



Trabalho que baste e sobretudo complexo porque se trata de concretizar exercícios de avaliação ex-ante de programas operacionais 2014-2020 no reino da incerteza ainda reinante e com grande confusão de informação disponível para as trabalhar. Por isso, pouco tempo para “blogar”, limitado hoje a uma reflexão singela sobre um raro e profundo momento de realismo social radiofónico. No meio do tráfego e atormentado por uma humidade que nos massacra as “guelras”, apanha-se um momento de realismo na reportagem de hoje na TSF, no período depois do noticiário das 19. Uma reportagem de  Cristina Santos e Alexandrina Guerreiro (sonoplastia) sobre gente sem abrigo reconhecida pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa como tendo formação superior com frequência avançada da universidade.
Largamos a representatividade estatística, a correção do método, a pureza e rigor das fontes para simplesmente ouvir gente que se deixou cair, seja na droga seja no seu sucedâneo do álcool, mesmo que hoje abandonada a primeira e controlado o segundo. Gente que se deixou cair, todos podemos ter momentos desses, e que percorre penosamente na rua o eventual percurso de regresso, que provavelmente nunca chegará para alguns. Gente que gosta de música clássica como qualquer um de nós, que traz sempre um livro no bolso mais largo, que visita vezes sem conta os bancos mais amigáveis dos jardins mais aprazíveis e não condicionados para desincentivar a passagem da noite.
O choque afetuoso com a temperatura da nossa casa aquecida e confortável que nos acolhe depois de um dia intenso de trabalho não apaga o impacto do realismo social radiofónico de Cristina Santos e Alexandrina Guerreiro.
Só por hoje é simplesmente a verbalização por parte de um dos protagonistas da reportagem da sua sobrevivência diária.

Sem comentários:

Enviar um comentário