sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ECOS DE MAC - JOBS



Associo-me ao meu colega de blogue na efeméride dos 30 anos do Mac, citando um artigo do New York Times sobre a recuperação de uma entrevista de 1983 de Steven Levy, antigo jornalista da Rolling Stone, cerca de dois meses antes do anúncio da divulgação do Mac.
Efeméride é tempo de novas perspetivas sobre o que significou o aparecimento de um dos mais sedutores símbolos da moderna tecnologia, no qual alguns de nós tiveram as primeiras experiências iniciáticas na informática a sério.
Kyle Russel no Business Insider traz para o ambiente de efeméride uma nova ideia sobre os riscos que Steve Jobs e a sua equipa terão enfrentado ao lançar o Mac original.
O primeiro, fortemente associado à sofisticação do software e à lentidão com que foi apurado, consistiu em três adaptações de hardware até que o software estivesse disponível. Ou seja, os engenheiros de produção e design tiveram todo o tempo do mundo para evoluir enquanto os seus colegas do software concluíram o seu trabalho.
O segundo risco foi o caráter tardio, de última hora mesmo, com que a solução do disk drive foi construída, o que de certo modo contrasta com o tempo longo de maturação do hardware.
O terceiro é confessado pelo próprio Jobs segundo o qual o software da máquina surgiu mais sofisticado do que seria necessário, devido sobretudo à necessidade de proteger o futuro do Mac a larga distância, que o próprio Jobs estimou em 10 anos. Também neste risco é visível a incapacidade dos próprios descobridores em antecipar a prodigiosa evolução que a indústria do soft ware iria atravessar nos tempos seguintes.
Longa vida ao Mac e é bem provável que não desapareça deste mundo sem regressar à diletância e sofisticação do Mac.

Sem comentários:

Enviar um comentário