sábado, 25 de janeiro de 2014

ALIANÇAS E REDES

(Dave Simonds, http://www.economist.com)

Vivemos uma época de incomparável alastramento do capitalismo global e a investigação científica em Ciências Sociais a tal se vai ajustando em conformidade. Na área do International Business, designadamente, o estudo em múltiplas dimensões do fenómeno das alianças e redes à escala planetária constitui um filão de enorme e crescente relevância.

Ora, a indústria automóvel é nesse quadro um caso paradigmático, i.e., um dos que melhor permitem observar a complexidade dos inúmeros laços em presença. Com efeito, e como evidenciam as duas infografias abaixo reproduzidas a partir de recentes trabalhos do “Financial Times” e do “Le Monde”, o estreitamento das relações que se foi estabelecendo entre os produtores norte-americanos, europeus e asiáticos salda-se hoje por um intrincado emaranhado de participações cruzadas, joint-ventures, cooperações técnicas e em matéria de I&D, subcontratações e contratos de assemblagem.

Nos tempos presentes, as movimentações processam-se a uma velocidade quase vertiginosa, quer por força das necessidades defensivas de alguns (europeus e norte-americanos, sobretudo) perante a multiplicação das dificuldades e dos riscos (la crise oblige...) quer por via das oportunidades abertas para respostas ofensivas por parte de outros (asiáticos em geral e chineses em particular, mas também grupos empresariais estrategicamente redinamizados, como se acabou de verificar com a Fiat e a sua aquisição do controlo da Chrysler).



Um facto novíssimo, divulgado por estes dias, foi o dos acordos assinados em Paris com vista à salvação de uma PSA Peugeot Citroën em séria ameaça de falência. De sublinhar com especial ênfase que a solução passou pelo construtor chinês Dongfeng e por uma perda da maioria do capital pela família tradicionalmente titular, para além da previsível ocorrência de uma tomada de participação nacionalista (?) do estratega Estado francês. Mas o que quer que digam ou queiram dizer os franceses, este é claramente um elemento mais que comprova uma paisagem em irreversível transformação...


Sem comentários:

Enviar um comentário