quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MAONOMICS


Num post de há dias (22 do corrente) dei aqui conta sem grande aprofundamento das acabadas de desvendar habilidades da elite chinesa em matérias relacionadas com “o capital” e certas formas protegidas que utilizam para o entesourar. Logo na ocasião, fiquei com a impressão de ter tomado contacto com algo de complementar em artigo recente, pus-me à procura e aí está a curiosa infografia “Poder e dinheiro” acima reproduzida.

Vejamos apenas dois dos dados mais espantosos que nela surgem revelados: (i) enquanto os 50 congressistas mais ricos dos Estados Unidos da América possuem uma fortuna avaliada num total de 1,6 mil milhões de dólares, o património dos equivalentes 50 delegados ao Congresso Nacional Popular da República Popular da China é estimado em quase sessenta vezes mais (94,7 mil milhões de dólares); (ii) enquanto o congressista americano mais rico vale 355 milhões de dólares, o delegado chinês menos abonado vale 600 milhões e o mais rico (e família) é o patrão do principal grupo fabricante de bebidas do país (“Wahaha”) e detém 18,7 mil milhões de dólares (12 isoladamente segundo a “Forbes”, que o classifica como o terceiro homem mais rico da China).

Anda por aí um livro premiado de uma experimentada autora italiana que, pertinentemente, pretende contribuir para explicar o aparente paradoxo de os comunistas chineses fazerem “melhores capitalistas do que nós”. Tem por título “Maonomics” e inclui bastante informação e alguma reflexão inspiradora…


Sem comentários:

Enviar um comentário