quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MARIA, SEM PAPAS NA LÍNGUA



O debate em torno da ciência em Portugal está vivo e a comunidade científica parece ter despertado finalmente de uma letargia típica de tempos com ventos favoráveis, de valorização do estatuto da ciência e com grande dificuldade de pronunciamento sobre os problemas do país. Essa letargia prolongou-se por algum tempo para além do início dos apertos orçamentais, talvez devido à comparação favorável com a vizinha Espanha, onde as diabruras do Governo de Rajoy cavaram mais fundo nos orçamentos da investigação científica, e nas regiões Norte e Centro a um contributo inestimável dos Programas Operacionais Norte e Centro (conheço melhor os apoios do primeiro) que proporcionaram a algumas equipas científicas e respetivas infraestruturas laboratoriais e físicas apoios não despiciendos em contexto de rarefação de fundos públicos.

A letargia da comunidade científica prolongou-se também na incapacidade real de compreender ao que o ministro Crato e seus colaboradores vinham nesta matéria. Afinal trata-se de pares entre pares, questão extensiva não apenas à Secretária de Estado da Ciência Leonor Parreira e ao Presidente da FCT Miguel Seabra, ambos curiosamente (e se calhar não) investigadores relevantes na área das ciências da vida. Terá passado o pensamento de que pares não penalizam pares, embora aqui se trate de pares, sobretudo a Secretária de Estado e o Presidente da FCT, concentrados nas ciências da vida, que publicam incessantemente e têm um reconhecimento internacional indiscutível. Mas é estranho que a comunidade científica não tenha compreendido que o ministro Crato, não navegando nas mesmas águas da densidade de publicações e citações internacionais das ciências da vida, rapidamente deu mostras de que vinha para combater paradigmas anteriores sem construir nada de novo e de coerente, deixando atrás de si um rasto de vazio estratégico muito preocupante. Mas a comunidade científica pareceu admitir que ficaria a salvo de qualquer arremetida dessa natureza. Pois enganou-se e redondamente. Pois Crato para além de deixar rasto de vazio estratégico, revelou-se frágil quanto baste e não foi capaz de junto do Ministério das Finanças e primeiro-Ministro defender a dama e fazer valer o que pode valer o reconhecimento internacional do nosso potencial científico.
E por isso, muito por força da revolta de jovens cientistas a quem foi prometido uma outra trajetória de progressão e da reatividade de áreas científicas mais frágeis e sem a defesa das ciências da vida, acabou a referida letargia. E insurgiu-se contra o vazio estratégico.
Como é óbvio, o poder de autoridade de quem fala e se insurge não é homogéneo.
A cientista e Professora Emérita da Universidade do Porto Maria de Sousa quando fala é para escutar. Maria de Sousa trouxe para Portugal e sobretudo para o Porto e Instituto Abel Salazar (Ciências Biomédicas) um novo fôlego vindo do exterior com um rasto de reconhecimento a nível internacional atrás de si. Trouxe sobretudo o poder de mobilização e atração de jovens para uma carreira científica, retirando algumas teias de aranha de cabeças eméritas mas que nunca viveram o ambiente das grandes massas científicas de grandes universidades por esse mundo. Recordo-me que, nos tempos saudosos de tertúlia da Resultante, associação cívica, com amigos como o Professor Nuno Grande (já desaparecido), o Arquiteto Lixa Filgueiras (também), o Engº Rui Oliveira e gente então mais nova como eu próprio, o Arquiteto Nuno Guedes de Oliveira (também já desaparecido), algum tempo do Professor Abílio Cardoso (também desaparecido) e o Engº Manuel Miranda, se discutiu vivamente o teor de mudança que Maria de Sousa simbolizava e o que a sua vinda para Portugal poderia representar do ponto de vista da mudança de paradigma da investigação em Portugal. Ainda há dias, o muito prestigiado investigador Rui Costa da Fundação Champalimaud fazia referência ao que significou a sua passagem da Guarda pelo Porto (Ciências Biomédicas) e o nome de Maria de Sousa foi inevitavelmente referido como o grande atractor desse tempo.
O pretexto da crónica é a reação desrespeitosa e deselegante de Miguel Seabra a uma carta aberta liderada por Manuel Sobrinho Simões (MSS) também no Público, despachando-o com a ideia de que MSS é um entre 50.000.
Ora, sem papas na língua, Maria de Sousa hoje no Público convida polidamente o Presidente da FCT a continuar a publicar na Lancet ou em outras revistas de ponta, mas a abandonar a sua insuficiente representação dos investigadores portugueses. Maria de Sousa sublinha com finura que “o número de grandes investigadores que conseguiram conciliar as suas qualidades de investigador com a qualidade de grandes administradores da política científica é, na minha experiência em vários países, muito pequeno”. Crítica impiedosa de luva branca, atestado de não representatividade dos interesses dos investigadores ao Presidente da FCT, com Miguel Seabra claramente touché.
A discussão vai no adro e as sucessivas desconfianças que estão a surgir sobre os resultados dos júris de apreciação de bolsas de investigação, alteradas posteriormente pela própria FCT, não vão ficar por aqui em matéria de réplicas. A comunidade científica não passa ao lado das questões de poder, falta de ética e perversidade também passam pela ciência e seria democrático que todos os painéis fossem divulgados, escrutinados e sujeitos a alguma renovação. A ciência não é uma virgem púdica e santificada.
Mas esta crónica de Maria de Sousa coloca Miguel Seabra numa posição muito frágil. E não será de excluir a falta de cobertura política da Secretária de Estado. O que seria curioso pois tudo seria operado no interior das ciências da vida. Quem diria!

Sem comentários:

Enviar um comentário