terça-feira, 17 de março de 2015

AINDA A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS




Dia extenuante em Lisboa, com chuva atlântica fria e nada amena, para discutir a progressão de um trabalho de avaliação ex-ante sobre a aplicação de instrumentos financeiros à área da intervenção social (inovação social, microempreendedorismo e apoios de crédito a estudantes do ensino superior), de cujos resultados dependerá a sua utilização na programação 2014-2020.
Por isso, pouco tempo para incursões adicionais de pesquisa e foco no post de ontem sobre os desafios da formação de competências e as suas implicações para a formação de programas letivos universitários.
O que pretendi ontem trazer à discussão é a relevância que para certas profissões de elevada performance e expertise assume a formação em contexto real, digamos a simulação de situações experienciais que antecedem o mergulho e a progressão em contexto prático real em que a competência, a proficiência e a expertise se consolidam.
Uma conclusão possível é considerar que a Universidade não tem que se preocupar com a simulação destes contextos. Quando muito o ensino superior politécnico deveria nesse domínio encontrar um espaço de diferenciação, recriando condições de saber-fazer para concretizar as suas formações. A Universidade deveria preocupar-se com o ensino baseado na investigação e na alimentação permanente por essa via dos conteúdos letivos.
Pura ilusão.
Em primeiro lugar, inúmeras Universidades por esse mundo fora estão a conduzir amplos processos de reorganização da sua base curricular, estruturando cursos em função de uma abordagem para as competências, o que não significa deixar de canalizar para os ambientes formativos os resultados da sua própria investigação.
Depois, domínios de formação de licenciados em que predomine o trabalho futuro em atividades que utilizam essencialmente o conhecimento sintético e de resolução de problemas, como por exemplo as engenharias, a formação em contexto simulador de experiências de trabalho está há longo tempo enraizado, o que também não significa ensino menos rigoroso e cientificamente consistente.
Finalmente, essa tendência já chegou inclusivamente às formações em medicina e, em Portugal, o ensino da medicina nas Universidades do Minho e do Algarve já é ministrado a partir de contextos práticos e de domínio de situações concretas de integração em situações médicas.
Por isso, já não é totalmente verdadeira a ideia aflorada por Daniel Little (Understanding Society) que as “universidades estruturem o processo de aprendizagem em torno de cursos formais e de domínio dos conteúdos”, direi eu que o façam exclusivamente por essa via.
Também por aqui se compreende que a pretensa divisão acética entre Universidade e ensino superior politécnico está hoje ultrapassada. A tendência para que os contextos de aprendizagem orientados para a simulação de contextos profissionais, para a criação de rotinas de resolução de problemas e para a mobilização de conhecimento científico em função desses contextos de resolução de problemas se afirme e seja procurada como espaço de diferenciação da oferta é transversal à formação superior.
Tenho evidências que o ensino da contabilidade, com grande recurso à utilização de ambientes de simulação empresarial, é por exemplo mais eficaz num ISCAP do que na Faculdade de Economia do Porto em que esses contextos de simulação nunca foram introduzidos.
Tenho para mim que com exceção, limitadíssima, de Universidades efetivamente “research-based”, o que vai marcar a diferença é resistência à mudança e o predomínio da inércia. A Universidade ou o ensino superior politécnico que resistam a essa tendência perderão o comboio das competências e provavelmente não serão reconhecidas como garantes de produção de profissionais competentes.
Voltarei a esta questão sobretudo para invocar a sabedoria de alguém com quem tenho trabalho mais esporadicamente do que desejaria, Guy Le Boterf, um dos grandes teóricos europeus da formação de competências e do próprio conceito de competências.

Sem comentários:

Enviar um comentário