sábado, 7 de março de 2015

UM PEDRO IDENTIFICA VÁRIOS PEDROS



O calvário (visto de fora, não percecionado pelo próprio) pelo qual Pedro Passos Coelho (PPC) vai carpindo a sua peculiar maneira de entender o exercício da governação prossegue e isso não é seguramente saudável para um país que precisa de ânimo para recuperar e orientar o seu futuro.
Valia a pena reunir em volume toda a literatura que vem sendo produzida sobre o tema, pois fazendo-o teríamos seguramente as bases de um ensaio sobre a invertebrada (que Unamuno referia sarcasticamente a propósito dos portugueses) forma portuguesa de compreender as exigências da governação. Desde a perspetiva de José Pacheco Pereira sobre o que ele pensa o nó górdio da questão, o tipo de empresas e de cumplicidades que gira em torno das lógicas e aparelhos partidários e o inside information quanto às benesses do Estado, até à posição mais radical de Vasco Pulido Valente de erradicar de vez as juventudes partidárias (a descrição do almoço com PPC é assassina), fico-me por hoje nas teses de Pedro Adão e Silva (outro Pedro) sobre os vários Pedros que conflituarão na personalidade de PPC. Dizia há pouco PAS no Contraditório com Pedro Marques Lopes (ena tantos Pedros) que o Pedro cidadão imperfeito que PPC tão humildemente quis fazer passar junto dos portugueses (não é mal pensado dada a idiossincracia dominante) não pode coexistir com o Pedro moralista que tantas vezes veio a terreiro para condenar portugueses pretensamente a viver acima das suas possibilidades e incapazes de compreender a natureza redentora e purificante dos sacrifícios impostos em nome do pretenso interesse nacional de recuperar o acesso aos mercados. PAS defende que o conflito entre estes dois Pedros é agravado pela chegada ao processo do Pedro chico-esperto que tenta em vão negar o conflito entre os dois primeiros.
Cá para mim o problema é outro, é a existência de um Pedro abstracionista que parece governar desenraizadamente, isto é, como se cada decisão fosse produzida num cenário vazio de pessoas, sentimentos, dramas pessoais, dificuldades, assimetrias de acesso à informação e aos favores do poder e aqui aceito a tese de VPV que essa indiferença e procura desesperada pela abstração é muito construída nas trajetórias dos jotinhas, onde aprendem a representar um país que não é o país das pessoas e das tragédias pessoais.
Por mais que PPC o queira negar, cidadãos imperfeitos existem mas não podem ser moralistas. Chicos-espertos também existem e a sociedade portuguesa está cheia deles. Mas governantes abstracionistas são abjetos.

Sem comentários:

Enviar um comentário