sexta-feira, 27 de março de 2015

TECNOLOGIA E FRAGILIDADE HUMANA



Nunca fui propriamente nem um fanático das viagens aéreas (o meu curriculum só integra três viagens intercontinentais aos EUA e o longo longo curso é coisa que já não tenho tempo, nem bolsa e nem vontade de experimentar), nem um securitário em último grau das mesmas. Mas sempre tive respeito pelos que, recordo-me agora, como o futebolista europeu Berkamp, que se via e desejava para evitar as viagens de avião a que era obrigado a realizar, optando frequentemente por meios de transporte alternativos, renunciando noutros casos ao próprio jogo.
Os últimos tempos geram compreensivelmente um outro olhar pela segurança aérea, dada a grande concentração de catástrofes em 2014. E não é uma concentração qualquer. É uma concentração de mistérios adensados e não há pior fator de disseminação de insegurança que o adensamento de mistérios que prolongam por períodos infinitos até à sua explicitação.
Em aparente contradição com a minha baixíssima intensidade de deslocações por via aérea, dei comigo nos últimos dias a mergulhar em literatura recente sobre a evolução da tecnologia da aviação comercial, analisando-a de um ponto de vista cujo interesse vai muito para além da perspetiva securitária, que é o da relação entre a evolução tecnológica e a intervenção humana de uma das profissões que é foco de estudo de toda a literatura sobre formação profissional, os pilotos de aviação.
E conclui na linha de alguns artigos sobre a matéria que a prodigiosa evolução das tecnologias de informação e comunicação aplicada à navegação de máquinas prodigiosamente tão complexas coloca hoje um problema sério de saber qual é a real capacidade da intervenção humana na resolução de problemas induzidos por erros ou avarias de computação. É um tema apaixonante e vale a pena ser seguido em profundidade.
Mas, invertendo todo o sentido da discussão que estava a ser travada, a tragédia do voo Barcelona-Dusseldorf vem repor a ideia de que, por mais evoluída a tecnologia e a perspetiva de segurança que ela possibilita, a debilidade humana não desaparece. A mais que provável depressão do copiloto alemão ajuda-nos tragicamente a compreender que a revolução tecnológica não nos deve fazer esquecer a centralidade das insuficiências humanas, a nossa fragilidade. Estou em crer que em próximas viagens, mesmo que de curta duração, não ficarei indiferente ao fácies dos membros da tripulação com que por vezes nos cruzamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário