sexta-feira, 20 de março de 2015

TUDO TINHA DEDO ALEMÃO




Vamos agora a uma notória irrelevância que, não obstante, acaba por ser merecedora de alguma atenção: durante dias sucessivos, a comunicação social e os políticos alemães encheram a boca deles e os olhos e ouvidos dos seus concidadãos com a imagem de um alegado gesto obsceno em 2013 dirigido à Alemanha pelo atual ministro das Finanças grego. Chegaram-se mesmo a fazer primeiras páginas de grandes jornais sobre o assunto, análises técnico-digitais pseudodemonstrativas de que não se tratava de uma montagem e declarações inflamadas, especialmente a partir de social-democratas, em defesa da honra do seu governo e do seu povo. Tudo isto enquanto Varoufakis pura e simplesmente negava o facto em causa.

Pois soube-se ontem que, afinal, tudo não passara de uma brincadeira proveniente de um humorista alemão! Que até mostrou o manipulador informático em plena ação e o dedo emprestado para o devido efeito. E então agora, quem vai remediar os estragos, designadamente apresentando desculpas e repondo a verdade junto dos tão incautos e sugestionáveis cidadãos alemães? Pois decerto ninguém e, mesmo que alguém ainda pudesse vir a ter essa improvável decência, o mal pretendido ficou feito e os malcriados dos gregos – sim, porque se não foi desta há de ser de uma próxima… – que se amanhem e paguem mas é o que devem!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não deixa de ser chocante a sua preocupação de demonstrar a nossa parcialidade, mesmo omitindo o essencial. E este é o modo descontextualizado, e até falso, como os media e alguns responsáveis alemães procuram explorar e atiçar o traumático peso de consciência que, por detrás da imperial arrogância que gostam de exibir, ainda vai subsistindo nos seus concidadãos. Quanto aos bávaros, veremos o que vai dar aquele tão pouco referenciado conflito que por lá se vai desenvolvendo entre o seu banco Bayern LB e o estado austríaco da Caríntia a propósito do Hypo Alpe Adria - virtudes!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Não me apetecem de todo polémicas estéreis ou just for the sake of it. Mas vejo-me obrigado a voltar ao assunto apenas para sublinhar que, apesar da notória superioridade intelectual do comentarista, quem define o que é o essencial do que eu digo ou quero dizer ainda sou eu próprio. Dito isto, e pedindo imensa desculpa pelo caráter rasteiro desta troca, faço ponto final pela minha parte.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar