sexta-feira, 6 de março de 2015

GESTORES DE CAPA, GESTORES-FORMIGAS

(João Relvas -Lusa)


Recordo-me que, há longos anos, no desaparecimento do meu saudoso e irreverente amigo Arquiteto Nuno Guedes de Oliveira, em conversa com o seu primo e amigo Dr. Vasco Vieira de Almeida, este dizia para um grupo de amigos comuns em que me encontrava que, ao fim de semana, quando se liam os semanários, e na altura tal como hoje despontava o Expresso, ficávamos com a impressão que os gestores em Portugal estavam limitados a uma pequena corte colunável.
Lembro-me que na altura me veio ao pensamento uma dicotomia entre os gestores de capa e os gestores-formigas. Ao longo destes anos, esta dicotomia nunca me saiu do pensamento, tendo o grupo dos gestores de capa continuado em franco florescimento, alguns dos quais autenticamente babados pelo estatuto de gestores de empresas pretensamente globais. Administrando uma pequena empresa de serviços, mas considerando-me sempre mais um consultor embrenhado no trabalho do que propriamente um gestor, continuei atento a esta dicotomia sempre convicto de que os gestores-formigas nunca foram devidamente considerados.
A lenta e depois precipitada agonia do modelo de acumulação de capital e de riqueza baseado no financiamento bancário nacional e com dívida internacional do setor não transacionável colocou finalmente os gestores de capa nas suas devidas proporções, sobretudo porque se esgotou (ou pelo menos foi parcialmente exaurida) a fonte da captura dos recursos do Estado e do sistema rentista que o proporcionou.
Mas estas quedas para serem expressivas precisam de um ritual simbólico, notório para todos, mesmo para os mais incautos e desprevenidos.
O esboroamento e vigarices do BES, GES e quejandos e o desmantelamento da PT numa das mais impressionantes destruições de valor que alguma vez ocorreram em Portugal colocaram os gestores de capa na mais profunda vulgaridade, evidenciando de forma expressiva como a sua ascensão ao estrelato só foi possível com a degradação absoluta do modelo de responsabilidade corporativa das empresas. Sempre entendi que os gestores de topo sobretudo os que percebem as oportunidades de mercado como ninguém não são necessariamente gente que impressione pela sua eloquência verbal assumida em público, partilhando com outros o seu conhecimento e as suas visões. Essa nata é-o porque tem uma capacidade de decidir em tempo curto processando muita informação em simultâneo e isso é que os distingue. Os gestores de capa não resistem a um pequeno stresse friccional do verniz que os protege. Com um mínimo conjunto de valores de responsabilidade social corporativa, a maior parte desta gente não sairia à rua, refugiar-se-ia no metal das suas pensões e sairia pela porta baixa. Os casos BES, GES e PT pelo contrário vão gerar quedas com estrondo e os gestores-formigas vão finalmente compreender que têm de encontrar novos exemplos de emulação ou de inspiração. Por tudo isto, fico perplexo com as declarações de António Costa ao jornal i quando ele diz que “BES e PT foi o que foi com gestores competentíssimos”. Estará a escapar-me alguma nuance?

Sem comentários:

Enviar um comentário