segunda-feira, 23 de março de 2015

MAS QUE GRANDE LATA!

(General government financial balances, % GDP: source OECD Economic Outlook)


Pela informação a que se vai tendo acesso, a atual maioria governativa em Portugal tem por principal modelo inspirador das suas conceções de resolução do problema da dívida pública e do modelo de negociação europeia que ela implica as posições do governo conservador britânico, mais propriamente da dupla Cameron-Osborne que constitui o coração doutrinário do governo conservador. Percebe-se a inspiração. Da parte de Portas e dos seus correligionários, o conservadorismo britânico teria que constituir obviamente o seu referencial. O CDS-PP aspira a um conservadorismo de Estado que já há muito desapareceu dos conservadores ingleses, com essas figuras perdidas no passado. Já quanto ao PSD, a questão é mesmo mais de identificação ideológica do doutrinário económico, sobretudo atendendo à devastadora quebra de intensidade da intervenção pública, numa sociedade inglesa cada vez mais entregue à sua sorte.

Ora essa inspiração tem sido estendida ao modo de estar nas instâncias europeias. Ainda recentemente o primeiro-ministro Cameron saiu-se com a atoarda de que, quando chegou ao governo, o Reino Unido e a Grécia apresentavam défices públicos similares (o que não é totalmente rigoroso, ver o gráfico que constitui a imagem deste post) e que o seu governo lançou medidas difíceis a longo prazo e que com o esforço dos britânicos terão chegado a bom porto. Escusado será dizer que Cameron não teve coragem de dizer que os gregos não o fizeram. A sugestão sibilina das suas palavras é bem ilustrativa do seu cinismo arrogantemente conservador.

Mas há gente que não gosta que a tomem por parvos. Simon Wren-Lewis está entre esse grupo e no Mainly Macro denuncia implacavelmente esta falta de seriedade do primeiro-ministro britânico, tão arrogante numas coisas e tão rasteirinho noutras, comprometendo a linhagem e os vultos do passado que tanto seduzem Portas e seguidores:

“A caricatura real está na ideia implícita de que a Grécia falhou na tomada de “decisões difíceis” que o Reino Unido terá prosseguido. “Decisões difíceis” são uma espécie de código para austeridade. Uma boa medida da austeridade subjacente é o saldo primário implícito (o saldo primário que teria sido concretizado se o desvio entre o produto real e o potencial fosse nulo). De acordo com números da OCDE, esse saldo era no Reino Unido em 2009 de -7% do PIB e caíu para -3,5% em 2014: a contração fiscal equivaleu a 3,5% do PIB. Na Grécia, esse saldo era de -12,1 em 2009 e passou a um excedente de 7,6% em 2014: a contração fiscal equivaleu a 19,7% do PIB! O que significa que a Grécia experimentou uma muito maior austeridade, o que explica que o PIB tenha caído cerca de 25% nesse período. Uma visão mais rigorosa mostraria que o Reino Unido começou a tomar as mesmas “decisões difíceis” que a Grécia tomou, embora de um modo muito mais suave, percebeu a loucura da solução e parou. A Grécia não teve essa chance. E já não estou a considerar a relevância de estar dentro ou fora de uma união monetária.”

Passos Coelho bebeu seguramente este argumento e não lhe passa pela cabeça perceber a dose a que os Gregos foram sujeitos. A literacia económica não é o seu forte e não foi certamente por ela que andou pela Tecnoforma e quejandas ou que o seu amigo Ângelo terá nele descoberto potencialidades.
Estes números sobrepõem-se implacavelmente a tudo o que possa ser dito acerca das condições concretas de mordomia a que a classe política grega estará habituada. Há por aí muita informação desencontrada sobre essas mordomias e até o pequenino Marques na sua crónica de sábado, com aquele ar de chico esperto que só ele descobre coisas, se descaiu com a revelação de que o SYRIZA não terá acabado com a mordomia dos deputados gregos poderem dispor de viatura do Estado. Não sei se é verdade, se o é pode ser criticável, depois de devidamente contextualizada. Mas não me acenem com essas mordomias para tapar o sol com a peneira: a destruição de produto e a selvajaria do ajustamento que foi imposto aos gregos constituíram uma solução demente para um problema que subsiste, independentemente dos resultados da reunião de hoje em Berlim. Isto é verdade, andem os deputados gregos de transporte público, de lambreta, carros de luxo próprios ou em viaturas do Estado. Isto é verdade, independentemente de Varoufakis e a sua mulher gastarem rendimento obtido nas suas funções universitárias nos Estados Unidos num bom sargo na sua varanda com um apelativo Chardonnay fresco ou se o fizerem comendo carapaus ou outra trivialidade gastronómica qualquer numa tasca de Atenas. E a ideologia de Passos e de Cameron não é menos criticável pelo primeiro viver em Massamá ou o segundo na Londres mais sofisticada.

Sem comentários:

Enviar um comentário