domingo, 22 de março de 2015

UM FIM-DE-SEMANA CLARIFICADOR?




Na Andaluzia (eleições regionais) e em França (eleições departamentais) joga-se hoje um primeiro passo para cenários de governação e de gestão eleitoral dos quais provavelmente hoje não percebemos ainda todos os contornos futuros possíveis.
Na Andaluzia, Susana Diaz que, ou muito me engano, será a prazo a próxima líder do PSOE, disputa com o PP e a Izquierda Unida a liderança do primeiro combate eleitoral com os partidos não tradicionais e anti-sistema do PODEMOS e do CIUDADANOS. Dos resultados deste primeiro embate, para o qual não se antecipa uma maioria absoluta do PSOE, poderão resultar diferentes dinâmicas de acomodação e resposta ao fenómeno emergente das forças políticas anti-sistema, processo iniciado em Itália com o movimento de Grillo. Não se sabe se predominará uma perspetiva defensiva e cúmplice dos partidos do sistema (e que sistema na Andaluzia) unindo-se para combater os outsiders ou se, pelo contrário, haverá interações futuras entre partidos do sistema e forças políticas emergentes, ou ainda se o processo vai mexer decisivamente com os partidos do sistema conduzindo-os a uma efetiva revolução de processos. O ensaio andaluz poderá condicionar toda a movimentação política em Espanha, iniciando trajetórias políticas que, em função dos resultados, ganhem embalagem e poder de disseminação.
Em França, onde tudo indica o PS francês enfrentará uma derrota histórica, a questão da cenarização apontará mais para a eventual formação de alianças para barrar a progressão da Frente Nacional ou para uma dinâmica imparável da Frente Nacional que, a verificar-se, mudará por completo o contexto político europeu. Marine Le Pen equiparava recentemente a União Europeia a uma ditadura e chamava a Durão Barroso o chefe dos guardas. Não é difícil imaginar os efeitos de tal vitória nas sequências possíveis do projeto europeu.
Entretanto, o pensamento de sentido e espectro único que tem vigorado entre as instâncias comunitárias continuará, tal como os nossos governantes, a aligeirar responsabilidades, ignorando as consequências da pretensa receita económica universal e da fuga doentia aos escrutínios democráticos nacionais.
Por tudo isto, os resultados eleitorais de hoje por mais promissores ou desagradáveis que se apresentem permitirão, por certo, antecipar melhor os próximos desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário