quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A GALIZA PREOCUPADA COM A ECONOMIA PORTUGUESA


O Suplemento ESTELA do Faro de Vigo do passado domingo (05.02.2012) dedicou mais uma longa reportagem (notícia) sobre a situação económica portuguesa, fortemente inspirada pelos rumores de um segundo resgate financeiro alimentados por alguma imprensa económica internacional. A preocupação reflete essencialmente a integração da economia galega com a economia portuguesa, não apenas com a da região Norte, que sempre representou uma porta de entrada para mais largos voos no mercado nacional.
Entre alguns testemunhos, Associação Empresarial do Vale do Minho e Paulo Vaz da Associação Têxtil de Portugal e do próprio Secretário Geral do Eixo Atlântico, foi-me solicitado um testemunho sobre a situação que reproduzo aqui e que veicula algumas das ideias que têm atravessado este blogue.
“No fechar do mês de Janeiro, o comportamento dos yields dos títulos da dívida pública a 2 anos de Portugal e Espanha no mercado secundário revelava um comportamento preocupante para a situação portuguesa: os rendimentos dos títulos portugueses disparavam para além dos 20% e os dos títulos espanhóis desciam a partir de valores muito mais baixos. Mesmo tendo em conta que o mercado secundário é, por vezes, um mercado ilusório, isto é, com um volume de transações muito reduzido, o indicador anterior sugere o isolamento pelos mercados da situação portuguesa e aparentemente a negação do contágio à economia espanhola. A situação portuguesa parece, assim, fortemente impactada pela relação de forças entre credores internacionais e o governo grego. A economia espanhola parece, por agora, escapar a esse contágio.
A situação peculiar de dimensão e abertura da economia portuguesa e o seu profundo enraizamento na crise global da zona euro determinam que o êxito do resgate financeiro da economia portuguesa não dependa apenas do rigor com que ele é aplicado. Parece paradoxal mas não é. A economia portuguesa pode ser disciplinada no modo de cumprimento do acordo com a TROIKA, pode penar e espiar culpas através de uma política de austeridade, frequentemente cega, mas não chega. E não chega porquê? Essencialmente, porque a recuperação da economia portuguesa depende não só de uma consolidação fiscal mais inteligente, mas também de uma zona euro com maiores ritmos de crescimento. Ora, nem uma coisa nem outra estão a acontecer com a estratégia em curso: a austeridade praticada é seletiva pelos piores motivos: atinge sobretudo as populações de rendimentos mais baixos e incide dominantemente sobre os rendimentos do trabalho; os riscos de prolongamento e agravamento da recessão europeia são elevados pela inconsistência com que a política económica e monetária da zona euro está a ser conduzida.
Temos assim uma situação paradoxal. A probabilidade de ocorrência de um segundo resgate financeiro para a economia portuguesa antes de um eventual regresso aos mercados de financiamento internacional não depende do rigor com que o primeiro resgate está a ser aplicado. Por outras palavras, Portugal pode ser cumpridor, disciplinado, concretizando o essencial do acordo celebrado e mesmo assim poder sentir a necessidade de solicitar um segundo resgate. Porquê? A razão pode resumir-se no seguinte: embora a situação portuguesa não seja determinante para o equilíbrio da zona euro, é por ela influenciada decisivamente. A inconsistência na abordagem à crise da zona euro abate-se sobre o problema português e compromete a sua eficácia do ponto de vista da capacidade de regresso aos mercados internacionais de financiamento.
Não estou obviamente a defender que Portugal não cumpra o acordo. Mas tem de negociar de outro modo e invocar a sua dependência face aos destinos da zona euro. E neste âmbito a posição alemã de abordagem à crise das dívidas soberanas e da zona euro apenas pela via da consolidação fiscal (pacto fiscal) tem de ser combatida. O chamado tratado fiscal aparentemente aprovado na cimeira europeia desta semana representa um retrocesso do ponto de vista das ideias económicas. Assenta num mito que as evidências europeias vão contrariar, senão destruir: o mito da austeridade expansionista.
Portugal está assim vulnerável: não chega ser cumpridor e impor um empobrecimento global à sociedade portuguesa para evitar um segundo resgate financeiro. Pode ser atingido pela instabilidade europeia, sobretudo se a inconsistência da abordagem política no interior da zona euro persistir.
E se isso acontecer, uma de duas hipóteses não é indiferente que aconteça: um segundo resgate entendido como um complemento do primeiro e sem implicar condições adicionais para além das que já foram impostas; um segundo resgate com agravamento do empobrecimento e das condições de austeridade. A segunda hipótese seria trágica e marcaria a vitória do desvario europeu. A primeira tenderia a estabelecer um selo de vulnerabilidade, difícil de arrancar no futuro próximo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário