sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OS TEMPOS ERAM OUTROS, MAS …



5 de Junho de 1947, Universidade de Harvard, USA, excerto do “The Marshall Plan Speech”, General George C. Marshall, Secretário de Estado dos Estados Unidos da América:
(…) A verdade nesta matéria é que as necessidades da Europa para os próximos três ou quatro anos em produtos alimentares e outros produtos essenciais – principalmente provenientes da América – são tão mais elevadas do que a sua presente capacidade de pagar que tem de ser objeto de uma ajuda substancial adicional sob pena da situação económica, social e política se deteriorar com muita gravidade.
A solução está em romper o círculo vicioso e restaurar a confiança de toda a população europeia no futuro económico dos seus países e da Europa como um todo. O industrial e o agricultor através de áreas mais alargadas devem ser capazes e querer trocar produtos por moedas, o valor continuado do que não pode ser questionado.
Para além do efeito desmoralizador no mundo em geral e das perturbações possíveis que podem resultar do desespero das pessoas em causa, as consequências para a economia dos Estados Unidos devem ser para todos evidentes. É lógico que os Estados Unidos façam o que puderem para apoiar o regresso à saúde económica normal do mundo, sem a qual não poderá haver estabilidade política e paz assegurada” (…).
Os tempos são outros. O posicionamento dos Estados Unidos é hoje totalmente diferente e olha para a Europa com outras lentes. A geopolítica que enquadrou o Plano Marshall é diversa e o rescaldo de uma guerra mundial não é replicável. Mas porque é que será que temos a estranha e incómoda sensação que falta hoje sabedoria como a que transparece destas palavras e de todo o discurso que, de quando em vez, vale a pena recordar como matéria crucial de história económica contemporânea?

Sem comentários:

Enviar um comentário