terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A REVELAÇÃO




Não sei se Manuela Ferreira Leite, senadora na perspetiva da SIC, teve alguma revelação, inspiração divina, choque exógeno violento ou simplesmente um rasgo de lucidez.
Hoje, em conversa com Ana Lourenço, afirmou preto no branco que a ciência e a política económica são ciências sociais e que por isso não devem servir de instrumentos laboratoriais, como qualquer experimentação química. Mas disse mais. Disse que está demonstrado que a receita para a Grécia não funciona, ou seja, é “self-defeating” (expressão minha). Falou ainda que qualquer abordagem de resgate financeiro que se baseie na destruição da classe média está condenada a auto-destruir-se. Não hesitou ainda em sugerir que a Troika acabará por reconhecer a necessidade de adaptação da abordagem ao resgate financeiro, incluindo a procura de uma alternativa para a Grécia.
Mas não ficou por aqui. Comentou o desemprego distinguindo entre o desemprego de jovens e o do escalão dos 40-50 anos e considerou trágico para o país o escape da emigração de jovens qualificados no contexto do envelhecimento da sociedade portuguesa. Demonstrou sensibilidade quanto a redução de freguesias em áreas rurais. E até ao momento em que escrevo, antes da conversa com Ana Lourenço terminar, aparentemente nenhuma gaffe emergiu, o que é obra.
Alter ego de Cavaco e Silva? O PSD profundo e de raiz social não se cala? Questões não resolvidas com o atual Governo?
Revelação tardia, atendendo a que as evidências são hoje mais fáceis de confirmar. Mas de qualquer modo revelação. A base de apoio para o mito da austeridade expansionista está a reduzir-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário