segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

LIDERANÇA E ESTRATÉGIA À MODA LEONINA

O futebol já entrou neste espaço, pela pena do António Figueiredo, a propósito da contraposição Real Madrid-Barcelona ou, melhor, do que ele designou muito apropriadamente por “estratégia versus intuição” (post de 26 de janeiro). Mas, algo paradoxalmente, o futebol português tem até agora primado por uma ausência total das páginas deste blogue.

Talvez porque, sendo notório que “muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa” [refiro-me ao António Figueiredo e a mim próprio, os dois autores cuja presença aqui tem sido mais regular], exista uma clara e profunda exceção a essa nossa ampla comunhão de ideias e ideais: a insanável contradição existente entre as nossas leituras futebolísticas e preferências clubistas nacionais.

O afastamento, hoje, de Domingos Paciência da função de treinador principal do Sporting fornece-nos a possibilidade de uma abordagem “em campo neutro”. E, voltando a assumir que “uma imagem vale mais que mil palavras”, remeto a minha hipótese de interpretação dos acontecimentos para a sucessão de imagens acima (caricatura de Ricardo Sá Pinto em http://pedroribeiroferreira.blogspot.com). Se o meu olfato estiver certo, é de “um verdadeiro manual de [ausência de] liderança e estratégia” que se trata…

Sem comentários:

Enviar um comentário