quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MARSHALL PLAN




Quando há dias invoquei aqui o discurso do General George C. Marshall na Universidade de Harvard que é, em regra, indicado como o momento de apresentação pública do chamado Plano Marshall, fi-lo apenas para contrapor duas épocas e mostrar como então a preocupação americana tinha que ver com a geopolítica da época. A ameaça que pairava então sobre a depauperada Grécia de viragem total a leste contrasta efetivamente com o empobrecimento generalizado a que a sociedade grega está hoje votada, estando os Estados Unidos mais interessados em exigir à Europa que cumpra o seu papel do que participar na solução.
Mas a ideia do Plano Marshall para a Grécia parece renascer das cinzas da história, agora com os alemães a fazer o papel de organizadores da ajuda. O assunto já tinha sido aflorado em algumas declarações da Senhora Merkel, mas as últimas tomadas de posição sobre o assunto vêm não só do Presidente da Federação das Indústrias Alemãs e do atual Presidente do Banco Europeu de Investimentos (Werner Noyer). Embora este último tenha sublinhado que o programa seria necessariamente conduzido sob a responsabilidade das autoridades gregas, um programa desta natureza exige sempre um conjunto de contrapartidas de organização e legislativas que podem constituir uma via simultaneamente mais subtil e pragmática de assegurar as famigeradas reformas estruturais tão proclamadas pela TROIKA. O relatório confidencial sobre a análise de estabilidade da dívida grega assume explicitamente que o período de implementação de tais reformas será muito mais longo do que o admitido pelas sucessivas versões do programa de resgate financeiro. Um “Plano Marshall” orientado para uma modernização infraestrutural da economia grega viria certamente acompanhado de exigências sobre requisitos de acolhimento do capital alemão, designadamente em termos de transparência de processos, o que não deixaria de ser uma outra maneira de levar a água ao moinho das preocupações alemãs. Mas, pelo menos, a concretizar-se representaria uma injeção de investimento na economia grega, podendo contribuir para a minimização da trajetória recessiva que a abordagem em curso tem determinado.
Mas o que me parece discutível é a sua viabilidade atendendo à crispação, desconfiança e tensão acumulada que as peripécias do resgate financeiro estão a gerar no relacionamento com o eventual fornecedor da ajuda. E, sem recorrer a analogias fáceis, em tal contexto, a consolidação do conjunto de exigências e requisitos que acompanha uma ajuda dessa natureza (mesmo que não necessariamente idêntica à do verdadeiro Plano Marshall) pode não ser coisa fácil. A probabilidade é essa eventual ajuda ser entendida como uma via mais soft para impor à economia grega as tais “reformas estruturais” que a terapia dos resgates financeiros não tem conseguido viabilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário