terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A TROIKA E OS SERVIÇOS DE REDE E PROTEGIDOS




Nada de particularmente estimulante na nota distribuída à comunicação social e que aparentemente substituiu a penosa (para nós portugueses) conferência de imprensa das três instituições que subscrevem o acordo de resgate financeiro da economia portuguesa. No meio da avaliação de que o “programa está no bom caminho” (segundo claro está os princípios subjacentes ao programa e não segundo uma perspetiva abrangente dos seus impactos), já não se disfarça, pelo menos, o peso dos efeitos recessivos, assinalando o esperado aumento do desemprego e do número de falências empresariais. Para além disso, há finalmente uma referência ao nó górdio da ausência de crédito para as empresas com maior potencial de crescimento, mesmo que nada de concreto se avance sobre o modo de superar esse constrangimento crucial.
Mas na minha perspetiva, o elemento mais relevante a assinalar prende-se com a referência “aos “elevados preços dos bens não transacionáveis” que “reduzem a competitividade externa e geram encargos socialmente injustos para consumidores e contribuintes” (cito da cobertura que o Jornal de Negócios concede ao tema). Poucos economistas em Portugal têm equacionado este constrangimento à competitividade. Em termos demasiado técnicos para expor completamente neste espaço, os preços de serviços (como os serviços de rede e protegidos) relativamente elevados ao exterior penalizam a competitividade já que tendem a apreciar a taxa de câmbio real das economias que os suportam. Estou particularmente à vontade para sublinhar este facto, pois nos trabalhos de avaliação do QCA III (2000-2006), que tive o prazer de coordenar em 2003 e 2005 no âmbito da Quaternaire, fui dos poucos economistas em Portugal a denunciar esse tipo de constrangimento, aliás retomada por mim em entrevista para a revista Exame que já não consigo situar em termos de data rigorosa. Aliás, esse comportamento dos preços nesse tipo de serviços acomoda ineficiências e também o nível de salários de quadros aí praticados anormalmente elevado face ao nível de desenvolvimento económico do país. Esse nível salarial não é suportável pela generalidade do setor exportador e, por essa via, assistiu-se a um efeito de rapina dos recursos humanos mais qualificados do setor exportador para o setor dos não transacionáveis, neste caso, para os serviços de rede e protegidos da concorrência internacional. O centralismo terciário da capital alimenta-se fortemente deste fenómeno. Coisa pouca e considerada irrelevante por grande parte da inteligência nacional. Por que razão? Simplesmente, porque esses serviços estão dominados por uma elite de bloco central que já vai em descendência direta de pais para filhos e colaterais.
Ora, aqui está uma das poucas reformas estruturais em que o meu conceito de mudança estrutural coincide com o da Troika.

Sem comentários:

Enviar um comentário