quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

URBAN FORUM 2012 LIVE




A DG Regio (Política Regional) da Comissão Europeia organiza amanhã 16 de Fevereiro, em Bruxelas, com transmissão áudio on line, o URBAN FORUM, subordinado ao tema de discussão “Abrir o caminho às cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas”. Trata-se de um tema que convém seguir com atenção, pois representa uma dimensão relevante da política regional que atravessará por certo o próximo período de programação e seguramente marcará o compromisso entre as políticas de coesão e competitividade territorial.
Num país sem dinheiro para gastos, seria de esperar que Portugal estivesse a concentrar o seu potencial de conhecimento e de inteligência técnica na preparação do próximo período de programação. Designadamente seria crucial que alguém se estivesse a ocupar da preparação de uma nova geração de projetos orientados para a promoção do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e para a sua territorialização sobretudo ao nível das políticas urbanas. Num ambiente em que a retórica do crescimento não passa disso e onde é evidente a dificuldade de mobilizar recursos para as dimensões do crescimento, ignorar o potencial do próximo período de programação nesta matéria pode ser trágico. Não é difícil imaginar que teremos mais um processo atamancado de preparação de um período de programação, a não ser que se esteja a pensar mobilizar inteligência internacional para o efeito. Ao que se sabe, a “task-force”, de matriz essencialmente comunitária, que funciona junto do Ministro das Finanças estará por agora a preparar o último fôlego do atual QREN, procurando nos últimos euros ainda não comprometidos a possível injeção de algum investimento na economia. Que se saiba a preparação do próximo período de programação envolverá um round para mais tarde, ninguém estima quando.
Se a nível central o futuro pelos vistos não incomoda e mobiliza, já a nível local a iniciativa da Comissão Europeia (DG Regio) está a ser seguida com mais atenção. Por iniciativa conjunta do Eixo Atlântico (associação de cidades do Noroeste Peninsular (nortenho-galaica) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o FORUM VIANA está a ser concebido como forma de espaço de debate e discussão dos desafios que se abrem às Cidades no século XXI. Tenho apoiado cientificamente esta iniciativa e os temas do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo vão começar a ser debatidos do ponto de vista dos desafios de gestão e também da capacidade de geração de projetos. No dia 23 de Março em Viana, no Auditório do Forte de Santiago da Barra realizar-se-á o primeiro evento do FORUM VIANA ao qual dedicarei oportunamente alguma reflexão. A conferência inaugural estará a cargo de Willem van Winden da Universidade de Amesterdão e terá intervenientes como Pedro Costa (ISCTE), Vice-Reitor José Mendes (Universidade do Minho) que acaba de publicar um livro sobre o futuro da Cidade, Borges Gouveia (Universidade de Aveiro), Roque Amaro (ISCTE), entre outros. Voltaremos oportunamente ao tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário