domingo, 10 de maio de 2015

AINDA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

(José Mendes - Universidade do Minho)
(Manuel Caldeira Cabral, Universidade do Minho e Documento dos 12 economistas)



No painel em que participei ontem sobre educação superior na iniciativa do PS – Educação, Valorizar as Pessoas, o financiamento da educação superior foi compreensivelmente um dos temas em foco. O que as Universidades reivindicam, e eu alinho com essa preocupação, é fundamentalmente a estabilização para horizontes de médio e longo prazo do contributo do orçamento do Ministério da Educação para o funcionamento regular das Escolas. Com essa estabilidade, largamente comprometida pelas investidas de Crato a mando da maioria, e o escrupuloso cumprimento das regras da autonomia universitária (também elas fortemente vilipendiadas pela atual maioria, mas aqui também por parte dos governos PS),estariam criadas as condições para que as próprias Universidades se focassem em estratégias de mais largo alcance para assegurar o financiamento das suas estratégias de longo prazo. O modelo de mobilização de recursos tem oscilado em torno de uma norma de 50% de financiamento OGE, de 30% de receitas próprias (sobretudo prestação de serviços ao exterior e participação em projetos de investigação internacionais) e de 20% de propinas. Os problemas principais não decorrem desta norma mas antes da contínua incerteza com que o financiamento público é assegurado.

No âmbito da discussão travada no âmbito do painel em que participei, o Professor José Mendes da Universidade do Minho, uma Voz que me habituei a apreciar na Região e que não tenho a menor dúvida deveria ser replicada em abundância nas nossas Universidades, chamou a atenção para uma proposta do documento dos economistas do PS que sinceramente me tinha escapado e que leva a torcer o nariz com alguma convicção. O documento, sabe-se lá em função de que modelo inspirador, preconiza que as famílias que frequentaram determinada Universidade possam contribuir para o seu financiamento, através da consignação (entrega) de uma percentagem do IRS. Pela pesquisa que fiz, a ideia foi defendida por Manuel Caldeira Cabral (Universidade do Minho), cujo pensamento nunca me impressionou vivamente tenho de o confessar, o que pressupõe que não tenha estado longe da autoria da ideia. O Professor José Mendes, curiosamente da mesma Universidade que o putativo autor (defensor) da peregrina ideia, atirou-se com galhardia à medida, expressando o que o senso comum poderia dizer: a medida pode contribuir efetivamente para um aumento desmesurado da desigualdade do financiamento das Universidades e Politécnicos, atendendo a que o retorno de rendimento dos antigos estudantes acompanha de perto a excelência das Universidades em que estudaram. Assim sendo, a medida preconizada pelo documento dos 12 economistas anula o poder da perequação do financiamento público e implanta condições de desenvolvimento desigual, sem que a isso corresponda qualquer contratualização de objetivos. Não considero que as Universidades de maior excelência tenham de financiar a ineficiência das demais. Mas daí a apagar a influência do regulador nessa matéria e a consagrar uma forma espontânea de desenvolvimento desigual, já nos basta a atual maioria para o satisfazer.

Espero por isso que o PS tenha a lucidez política suficiente para se afastar desta medida. Caso contrário, o entusiasmo que pairava ontem no auditório do Conservatório de Música do Porto esfumar-se-á num ápice. Que no estrito exercício da autonomia universitária as universidades de maior excelência consigam melhores condições de autofinanciamento faz parte das regras e efeitos da autonomia. Que o Estado promova o desenvolvimento desigual do financiamento público dessas instituições não lembraria ao diabo.

Por isso, caro Manuel Caldeira Cabral deixe-se de inventiva saloia e ouça o seu Vice-Reitor que tem uma mundividência que o senhor por agora não tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário