quinta-feira, 28 de maio de 2015

ONDE É QUE EU JÁ LI ISTO?




(Aliviar não significa eliminar a austeridade)

A evolução mais recente da economia espanhola traz-nos uma verdade anunciada que o pensamento ainda dominante se recusa a aceitar por razões que são bem conhecidas. O crescimento trimestral da economia espanhola aponta para valores de 1,6% em relação ao trimestre anterior e o INE espanhol não tem dúvidas em afirmar que a principal explicação foi a evolução mais favorável da despesa pública, o que o leva a aumentar a precisão de crescimento anual para 2,7%.

A economia espanhola parece retomar o também observado na economia britânica. O aliviamento da austeridade o que não significa eliminá-la teve como não podia deixar de ser consequências sobre o crescimento económico e daí que a cantilena governamental de que os sacrifícios realizados e as reformas concretizadas estariam agora a dar os seus frutos é só poeira. Ora, como o INE espanhol o evidencia, uma parte da recuperação deve-se ao aliviamento da austeridade e ao comportamento menos restritivo da despesa pública. Parece claro, não? E oficial também!

Como é óbvio ninguém sustenta que só deveremos crescer através do comportamento da despesa pública. Há que retomar as condições normais do crescimento económico e torna-lo mais pró-emprego e mais distributivo. Mas não nos tapem os olhos com uma peneira foleira. O aliviamento da austeridade não pode deixar de ter implicações, até porque em Espanha a despesa pública explica 20% da procura interna.

Sem comentários:

Enviar um comentário