domingo, 17 de janeiro de 2016

ALGUÉM EXPLICA?


Peço ao leitor destas linhas a máxima condescendência que lhe for possível para com os “macacos” que incontrolavelmente vão enchendo o meu pobre sótão. Mas é que, defeito meu certamente, não estou mesmo a perceber nada do tanto que por aí vai sendo disparado sob os meus atónitos e desinformados olhos.

Refiro-me, como acima deixo claro, aos casos Banif e BES/Novo Banco e às suas evoluções publicamente reveladas (ou simplesmente deixadas subentendidas) nestes meses mais recentes. E, para melhor elucidação da extensão das minhas incomodidades, eu que não sou de fazer desenhos (porque para tal tenho pouco jeito) opto por deixar parangonas jornalísticas atinentes e ordenadas – três para cada um dos casos – mais o aviso de que nada está lá fortuitamente, já que o detalhe de cada linha conta em concreto para o agigantamento das minhas perplexidades (ou dos meus fantasmas?). De Passos e Albuquerque a Costa e Centeno, do Banco de Portugal e Carlos Costa ao Banco de Portugal e António Varela, do Banco Central Europeu à Comissão Europeia, da DG Concorrência ao Eurogrupo, dos titulares de dívida sénior do Novo Banco aos mercados, dos espanhóis às suspeitas de crimes, só para referenciar os principais atores e os dados mais visíveis.

Sendo finalmente que, para que o desabafo possa ser quase completo, quero ainda acrescentar a minha quase certeza de que não estarei a focar-me em muitas das dimensões essenciais, quiçá determinantes, dos assuntos a que assim aludo de passagem nem a valorizar a complexa multiplicidade das respetivas e terríveis implicações deles decorrentes...






2 comentários:

  1. O link abaixo remete para um texto que contém matérias que talvez ajudem a dilucidar algumas das “dimensões essenciais” deste processo mais recente.
    Mesmo que o autor do texto não tenha um percurso propriamente imaculado no nosso sistema financeiro, fornece informação técnica e anuncia algumas implicações bem incómodas para muitos decisores.
    http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2391

    ResponderEliminar
  2. Grato pela "dica" que efetivamente, feitos todos os devidos descontos, acrescenta algumas pistas esclarecedoras.

    ResponderEliminar