segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

EXTRATERRESTRES, REGISTOS GATADOS OU FUGA AOS IMPOSTOS?



O jovem investigador da Universidade de Berkeley, Gabriel Zucman, tornou-se uma das estrelas em ascensão à escala mundial na área económica. O seu livro, que li nestas férias natalícias, examina de modo incomparavelmente rigoroso as discrepâncias existentes nas diversas contas internacionais disponíveis e constitui um documento incontornável para o conhecimento e avaliação dos montantes de dinheiro guardados/escondidos em paraísos fiscais (Suíça, Bermudas, Ilhas Cayman, Singapura e Luxemburgo, em especial): qualquer coisa como 7,6 biliões de dólares, um valor que equivale a 8% da riqueza financeira mundial (correspondendo a uma estimativa de cerca de 200 mil milhões de dólares de impostos por cobrar) e que é superior à riqueza total da metade inferior dos 7,4 mil milhões de seres humanos do planeta. De registar ainda, nos termos do quadro abaixo, que mais de um terço da referida riqueza tem base europeia e a enormidade percentual da riqueza financeira detida em paraísos fiscais por cidadãos de países do Golfo, russos e africanos.


Remetendo os leitores interessados no tema para a obrigatória leitura da obra, limito-me a terminar reproduzindo a cáustica forma como Izabella Kaminska nos descreve no blogue “FTAlphaville” o âmago da questão trabalhada por Zucman (tradução minha):

Algo não soma no mundo.
E quando as coisas não somam, a culpa só pode realmente ser dos contabilistas.
Eis o problema.
Segundo o livro de Gabriel Zucman, ‘A Riqueza das Nações Escondida’, os passivos financeiros mundiais valem em torno de 7,6 biliões de dólares mais do que os ativos financeiros mundiais. Grosseiramente, 6,1 biliões desses passivos extra tomam a forma de capital e dívida de longo prazo e os restantes 1,5 biliões representam depósitos de baixa remuneração e fundos de mercados monetários.
Como Matt Klein já apontou aqui no FTAlphaville, só existem três explicações possíveis para tão maciça discrepância:
· seres extraterrestres têm estado a acumular biliões de dólares em créditos contra seres terrenos
· erros inocentes por parte das agências estatísticas sucederam-se até atingirem um enorme gap ou, o que é mais de acreditar,
· os ultra-ricos do mundo esconderam biliões de dólares das autoridades para evitarem pagar impostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário