domingo, 8 de junho de 2014

À ESPERA DE GODOT OU AS METAS DA INFLAÇÃO



Wolfgang Mϋnchau, na sua crónica habitual dos domingos no Financial Times on line, usa a metáfora da conhecida “À espera de Godot” para caracterizar os dilemas do Banco Central Europeu depois da aqui comentada decisão da passada quinta feira. De facto, os mecanismos de orientação futura (forward guidance) que o BCE fixou já algum tempo com o objetivo de pugnar por uma inflação ligeiramente abaixo dos 2%, representaram já então uma tentativa desesperada de ajustar o mandato estatutário que inspira a sua atividade a uma não prevista situação de “zero lower bound” por parte da ortodoxia monetária que capturou o nascimento da instituição.
Ora, a contradição entre a forward guidance e os propósitos de combater a ameaça deflacionária parecem cada vez mais de difícil compatibilização, sentindo-se no ar a impotência da espera e daí a metáfora de Mϋnchau.
A decisão de quinta-feira é, como foi aqui sublinhado, o produto de um compromisso no seio dos mecanismos de decisão do BCE. Não é por acaso que o mecanismo de apoio ao financiamento dos bancos para incrementar o seu potencial de concessão de crédito não incluiu o financiamento de empréstimos à habitação (que Mϋnchau refere a propósito ter sido a única componente de idêntica e inspiradora medida tomada pelo Banco de Inglaterra que funcionou) e deixou também de fora a compra de dívida pública. Tal decisão teria envolvido seguramente uma mais complexa negociação, com os bancos centrais da europa do sul a serem contrariados pelos seus congéneres do Norte. Onde é que todos já vimos este filme? Por maioria de razão, não foi também por acaso que o “quantitative easing” foi deixado para última bala, caso os riscos deflacionários persistam elevados. Como é conhecido, a possibilidade de consenso nessa matéria e ainda mais problemática e isto mostra bem que Draghi vai ter de suar as estopinhas para se atravessar com essa medida medida e assim cumprir o compromisso de fazer tudo o que for necessário para contrariar a situação, não propriamente neste caso combater a possível destruição do euro, mas suster a ameaça deflacionária. Não sem surpresa, discute-se hoje com intensidade na blogosfera económica e nas conferências onde a política monetária é discutida a possibilidade de aumento das taxas de inflação de referência. Krugman fê-lo em Sintra olhos nos olhos com a inteligência do BCE e com os “Apparatchiks” da Comissão Europeia, propondo ao BCE a subida da taxa de referência para 4% de inflação-meta, de modo a proporcionar margem para reequilíbrios de competitividade entre os países sob ajustamento e os países do Norte. Outros discutem os termos como essas decisões podem ser monitorizadas com transparência. É o caso de Simon-Wren Lewis no Mainly Macro.
De facto, esperar por Godot pode ser suicidário

Sem comentários:

Enviar um comentário