sexta-feira, 13 de junho de 2014

QUE OS JOGOS COMECEM …



E já começaram, com o Felipão a mostrar com clareza que taticamente é um treinador vulgar, sempre o achei mesmo em Portugal, e com o Brasil a ser levado de bandeja, com um japonês a fingir de árbitro e que conseguiu ver uma grande penalidade num toque de ombro ao canastrão Fred.
Felipe Scolari é um produto das técnicas de liderança e do marketing, à qual se junta o ADN de habilidade do jogador brasileiro e uma massa crítica de recrutamento que resulta do facto do futebol ser para muitos a fuga à trajetória da pobreza. Mas mesmo assim é espantoso como no Brasil não há um centro avante melhorzinho do que o canastrão Fred!
A copa de 2014 ainda emblemática da encruzilhada em que está o Brasil de hoje. Megaeventos, megacrescimento, megadimensão cruzam-se irreversivelmente com os desafios do redistributivismo, da erradicação da endémica corrupção, da qualificação. Estes dois planos chocam-se numa organização cuja transparência é muito discutível, mas em que esse choque é atravessado por uma paixão popular incontornável. E será por certo essa paixão que, apesar da crítica e violência social, salvará a Copa, sobretudo se a seleção brasileira for levada ao colo como o foi no desafio inaugural.

Sem comentários:

Enviar um comentário