sábado, 7 de junho de 2014

ELEGÂNCIA BRITÂNICA, ESTIMA FRANCESA

(Ingram Penn, http://www.ft.com)


Confesso os meus mixed feelings em relação à solidez das competências e convicções de Jean-Claude Juncker para o desempenho do cargo de presidente da Comissão Europeia. Mas o certo é que, nas condições que tão estouvadamente foram criadas junto dos cidadãos, nenhuma outra alternativa parece sequer pensável.

O tema está ao rubro nas capitais europeias, após o homem ter sido apresentado aos eleitores como o candidato do seu grupo político (PPE) em caso de se verificar uma vitória, como veio a ocorrer embora por margem curta, e Cameron já ter vindo declarar que uma eventual escolha do perigoso federalista luxemburguês poderia conduzir a que o Reino Unido abandonasse a União. Por estes dias foi a vez de Michel Rocard vir à liça em defesa de Juncker, assinando no “Le Monde” um artigo a que deu o título “Amigos Ingleses, saiam da União Europeia mas não a façam morrer!” e de que acima respigo os elucidativos e voluntaristas parágrafos finais.

Tendo em conta a caterva de governantes politicamente inábeis que grassa por essa Europa fora, eu não arriscaria diferente de uma tripla se tivesse de apostar sobre como vai terminar mais esta lamentável novela...

Sem comentários:

Enviar um comentário