terça-feira, 10 de junho de 2014

SEGURO E OS COMENTADORES



Qualquer político que se preze encontra nos comentadores políticos uma razão de vitimização, proclamando aos quatro ventos a existência de juízos de intenção, ataques de caráter, perseguição sistemática e outros desmandos de opinião.
Também António José Seguro encontrou neste filme um papel a desempenhar, mesmo que não controle o guião.
Na Sábado de 5 de junho, José Pacheco Pereira, do fundo da sua coerência, arruma com a questão, sob o subtítulo de “A caótica resposta de Seguro”. Apenas um excerto:
“(…) Para quem não está convencido da enorme fragilidade política de Seguro, a maneira como tem respondido ao repto de António Costa mostra tudo o que é mau na sua actuação: calculismo (embora errado nos cálculos), insegurança, colado com cola-tudo aos pequenos poderes, respostas caóticas e mal pensadas, contradições de um dia para o outro, mistura de agressividade com incompetência, propostas entre a demagogia (para tentar conquistar a opinião pública tarde e a más horas, como a limitação do número de deputados) e a impreparação completa. O único traço comum de todas estas propostas é manter Seguro no poder e dificultar a vida a Costa ou a outro candidato, protelando tempos e prazos para um futuro indefinido.”
Não vejo aqui nem perseguição, nem intenções ocultas, nem ataques de caráter. Pura análise política.
Em conformidade com a matéria, vai ser uma maravilha assistir aos desenvolvimentos em cada federação do PS face aos pronunciamentos futuros necessários que a clarificação interna vai exigir. Não é preciso ser adivinho, nem comentador perspicaz de primeira para compreender que o PS Porto vai produzir material entusiasmante. Pela razão simples que será talvez a Federação em que mais gente salivava já o poder, dado o seu apoio a Seguro. Hoje, por exemplo, pelas notícias vindas a público, José Luís Carneiro conseguiu descortinar uma percentagem de apoio (creio que 60%) de apoio a Seguro sem ter-se registado uma votação nesse sentido. Qual mago e adivinho supremo, JLC conseguiu perscrutar o insondável e sossegou o seu amigo AJS.
O programa segue dentro de momentos, talvez longos e atribulados momentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário