sexta-feira, 20 de junho de 2014

DESIGUALDADE NO TEMPO LONGO



Sabemos que os trabalhos de Thomas Piketty, em colaboração com Emmanuel Saez nos Estados Unidos da América e Tony Atkinson no Reino Unido, têm dominado o universo dos debates em torno da teoria económica este ano. O livro de Piketty foi mesmo campeão de vendas na Amazon, o que constitui em si mesmo um acontecimento para um livro de economia e ainda por cima de autoria de um economista francês.
Sabemos mais ainda que a tentativa de desmontagem dos dados históricos de base que serviram de suporte às conclusões de Piketty realizada pelo Financial Times não produziram o efeito que talvez o jornal pretendesse, ou seja associar a obra de Piketty a uma espécie de maldição das folhas de EXCEL. A crítica dos dados de Piketty, sempre bem acolhida neste tipo de trabalhos, sobretudo quando as suas fontes e técnicas de cálculo foram colocadas à disposição de todos, não logrou produzir um efeito similar ao erro de EXCEL dos trabalhos de Reinhart e Rogoff. A compensação não se deu e o resultado não foi propriamente um empate. Por outras palavras, o erro de Reinhart e Rogoff foi demonstrado e com ele inviabilizados os aproveitamentos que desse artigo as teses da austeridade oportunisticamente realizaram. No caso de Piketty, foram discutidas fontes e hipóteses de cálculo mas a discussão mais inteligente dos contributos de Piketty não passaram por aí. O tema da desigualdade não foi assim precedido de mácula.
A melhor demonstração desse facto e da incontornável relevância do tema para compreender as sociedades modernas (restituindo à economia alguma aura e prestígio extremamente abalados pela imbecilidade das teses da austeridade expansionista) está no modo como o tema tem penetrado revistas científicas não propriamente de economia.
A Science de maio de 2014 abre as suas portas a um artigo de Piketty e Saez sobre a desigualdade a longo prazo, no qual os dois economistas regressam à sua tese de que em matéria de desigualdade na distribuição do rendimento e da riqueza nem Karl Marx, nem Simon Kuznets tinham razão quando associaram ao tema regularidades determinadas, o primeiro apontada para a sua degradação secular e o segundo construindo a partir essencialmente dos Estados Unidos uma curva em U invertido, que previa um período de agravamento de desigualdades seguido de melhorias. Os autores focam-se sobretudo na comparação do tempo longo na Europa e nos Estados Unidos para evidenciar que as situações comparativas podem evoluir consideravelmente, sucedendo que neste caso os EUA passam a ser a sociedade mais desigual no século XX, invertendo a situação de tempos anteriores. Há forças poderosas atuando quer no sentido do aumento de desigualdade, quer da sua redução, e os modelos de crescimento económico e de políticas públicas são os grandes responsáveis pelo predomínio de um ou outro tipo de forças.



O próprio Scientific American se viu obrigado a entrar também na discussão, neste caso procurando demonstrar que os EUA, apesar dos dados de Piketty e Saez, não deixaram de ser o espaço de sonho da igualdade. Mais imaginação e ideologia do que propriamente uma crítica robusta das conclusões de Piketty e Saez.

Sem comentários:

Enviar um comentário