quinta-feira, 5 de junho de 2014

O BCE REAGE, MAS …



Sem surpresa, isto é, praticamente antecipado pelos analistas mais representativos, o BCE reagiu hoje ao contexto adverso de riscos deflacionários, euro apreciado face ao potencial de recuperação produtivo das economias da zona euro e persistência dos problemas de disponibilização (ou de concretização de crédito às PME). O Live Blog do Financial Times proporciona como sempre uma excelente cobertura praticamente on line da conferência de imprensa posterior à comunicação da decisão.
A intervenção decretada (ao que se sabe sem grande oposição dos membros do Conselho de decisão) assenta em cinco níveis:

  • Descida de taxas: as taxas de depósito (e de reservas) no BCE passaram para terreno negativo (-0,10%), constituindo o primeiro banco central de grandes dimensões a fazê-lo (secundando assim um banco central de pequena dimensão, o dinamarquês); Descida da taxa básica de financiamento para 0,15%, aproximando-se da taxa zero; Descida também da chamada taxa marginal de empréstimo (marginal lending facility rate) para 0,40%;

  • Lançamento de uma vasta operação de financiamento aos bancos a longo prazo (4 anos com maturidade até setembro de 2018, no montante de 400 mil milhões de euros, no limite de 7% do total de crédito a sociedades não –financeiras na zona euro), com a importante indicação de que a facilidade não pode ser aplicada na habitação nem em compras de dívida pública;

  • Sugestão de que a operação pode seguir dentro de momentos se a situação assim o exigir, dando a entender que um quantitative easing mais lato pode ser aplicado e que a compra de “asset backed securities” pode ser intensificada;

  • Orientação futura de que as taxas permanecerão baixas durante longo tempo;

  • Suspensão das operações de esterilização, o que significa que o BCE suspenderá por agora as operações destinadas a limpar a liquidez introduzida no sistema pelas compras que os Bancos Centrais da zona euro realizam comprando títulos da dívida pública.

As reações e analistas e de mercados à decisão não apresentam uma tendência bem definida. O euro oscilou, tendo descido ligeiramente. George Magnus assinala no FT que as taxas de depósito negativas chegam num contexto em que os depósitos dos bancos no BCE estão a aproximar-se de zero e as reservas também diminuíram consideravelmente, sugerindo que a medida corre o risco de produzir apenas o efeito de desincentivar o retorno do aumento de depósitos e de reservas.
A operação de financiamento a longo prazo vem na sequência de iniciativa anterior, as famosas LTRO, que como se sabe estiveram longe de se repercutir em incrementos consideráveis de crédito. A medida é tributária da saúde financeira dos bancos e da necessidade destes de reduzir o seu balanço, o que pode contrariar os efeitos pretendidos. A exclusão do crédito à habitação e do crédito ao setor público pode exercer algum efeito na direção desejada que seria a de incrementar o crédito às PME e tocar finalmente a economia real. Mas não há apenas oferta de crédito. Ele tem de ser procurado para se concretizar. E tudo indica que o situação global que se pretende contrariar é demasiado pesada para ser atacada apenas por via da política monetária, ainda por cima uma política manca e não tão intensa como a americana ou a japonesa. E com a dívida a queimar calcanhares, joelhos e outras partes de economias pós-ajustamento, ninguém, a não ser alguns países do Norte, poderão aspirar a uma política fiscal expansiva que complemente os esforços do esforçado Draghi.
Na prática e sem novidade, a zona euro a braços com as incongruências da sua própria arquitetura, para nossos males e penas.
Por isso, quando Draghi proclama: “To governments we say: consolidate your budget in a growth-friendly way”, é necessário perguntar-lhe o que é que isso significa de concreto em economias com a dívida a queimar calcanhares, joelhos e outras partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário