domingo, 27 de setembro de 2015

A CATALUNHA NA ENCRUZILHADA

(El Mundo)



(Creio que estamos perante uma votação abaixo do que os independentistas pretenderiam, o PP apagou-se e o PODEMOS em vias disso …)

Os catalães votaram e a sua encruzilhada não se esfumou, mas de qualquer modo houve clarificação.

Com uma taxa de participação a rondar os 80%, a coligação independentista quedou-se abaixo dos 40% dos votos, embora com a ajuda do outro partido independentista que fazia depender a sua opção por um referendo obtenha mais do que os 68 lugares necessários para assegurar a maioria absoluta dos deputados no parlamento regional. Mas não conseguiu ultrapassar os 50% da votação, o que terá a meu ver um efeito psicológico de grande significado nos próximos tempos.

Mas a clarificação aconteceu nos partidos não independentistas.  A alternativa Ciudadanos (uma alternativa de centro direita ao PP) conseguiu 18% dos votos e é a segunda força política mais votada. O PS catalão quedou-se nos 12,7%, embora aguentando a sua posição. O PP não chegou aos 9% e quase desaparece da Catalunha o que vai ter efeitos consideráveis nas próximas legislativas, tendo ficado mesmo abaixo da força coletiva em que o PODEMOS se fez representar, que também fica bastante abaixo das suas expectativas.

Resumindo, a encruzilhada mantem-se e o desfecho independentista está agora mais frouxo e talvez o PP caminhe para uma próxima desfeita eleitoral sobretudo por via do efeito Ciudadanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário