sexta-feira, 25 de setembro de 2015

GESTÃO DA FRAUDE




(Sobre o significado da trafulhice ambiental da Volkswagen …)

No melhor dos panos cai a nódoa. Tenho conflito de interesses com a matéria. Tenho presentemente uma nova carrinha Golf que não sei ainda se está minada pela trafulhice ambiental que a Volkswagen urdiu, inicialmente pensava-se para o mercado americano, mas tudo indica que não ficou por aqui e que outros mercados foram atingidos. Para além disso, sempre associei à Volkswagen uma ideia de consistência e robustez.

Ora, o que impressionou nesta história é a existência de um plano determinado de gestão da fraude. Não se trata de uma ineficiência ou deficiência numa peça, num air bag ou outra coisa qualquer que justifica o regresso à base de muitas viaturas para serem corrigidas. Não, neste caso pressente-se que há um propósito deliberado de contornar normas ambientais, uma gestão persistente da infração e como é óbvio altamente sofisticada, ou seja, uma gestão determinada da fraude.

Ainda me recordo, já há longos anos, de alguns truques de algumas canhestras empresas portuguesas que reproduziam um selo de certificação qualquer, do tipo “em conformidade com normas europeias”, sem contudo terem sujeito o produto aos ditos testes de certificação. É a fraude no seu estádio mais simples, vulgo chico espertice. Pois agora a prevaricação alemã prima pela sofisticação e até apostaria que uma massa significativa de despesas de I&D foi alocada à conceção do software prevaricador. O que não deixa de ser simbólico da diferença entre a fronteira tecnológica e os seus mais humildes seguidores. Até na fraude a fronteira tecnológica e do conhecimento é mais sofisticada.

Mas trata-se de um rude golpe não apenas na robustez alemã. É um rude golpe na confiança dos consumidores relativamente ao coração da economia de mercado – a empresa, neste caso o conglomerado empresarial. Oxalá as exportações portuguesas (peso da AutoEuropa) não venham por aí abaixo com a degradação da imagem da Volkswagen.

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