quinta-feira, 10 de setembro de 2015

MAIS UM ARTIGO NUMA COLETÂNEA




(Políticas públicas, economia e sociedade)

Com o desfasamento temporal já comum neste tipo de produções, é amanhã apresentada no El Corte Inglês de Lisboa a obra Políticas Públicas, Economia e Sociedade, coordenada pelos Professores Maria Manuel Serrano e Paulo Neto da Universidade de Évora, obra na qual assino um artigo, “Políticas Públicas de Inovação e Internacionalização; Falhas de Mercado, Governança e Territórios Pertinentes”. Esta publicação culmina um esforço de produção que se concretizou em 2014 para ser publicada em 2015, abrangendo três publicações, uma internacional (o artigo com a Maria Pilar González sobre a crise do modelo social europeu para a Edward Elgar-ILO) e duas a nível nacional (a que é apresentada amanhã e a que publiquei com a Elisa Babo na edição conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Thomas Jefferson – Correia da Serra também sobre políticas de inovação comparadas nesse caso com as políticas da cultura.

Não sei que impacto poderão ter as referidas publicações, embora tratem questões relevantíssimas para o futuro da sociedade portuguesa. A apresentação de amanhã terá a participação do jornalista económico José Gomes Ferreira da SIC a apresentar globalmente a obra, o que poderá dar alguma divulgação adicional. Mas neste momento estou bastante cético quanto ao papel do jornalismo económico na divulgação do pensamento. O melhor indicador é o baixo nível do debate económico em Portugal e os jornais económicos muito contribuem para essa debilidade.

De qualquer modo, foi um ciclo intenso de produção num período relativamente curto e ao mesmo tempo que o trabalho profissional não abrandou. Talvez novos ciclos se sucedam se a motivação não faltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário