sábado, 12 de setembro de 2015

A NÃO APRESENTAÇÃO




(Políticas públicas, economia e sociedade, take 2)

Ter um artigo numa obra apresentada por José Gomes Ferreira, jornalista económico da SIC, estava a provocar-me alguma urticária, já que não morro de amores por tão ilustre criatura. Aliás, esse modelo de colocar jornalistas económicos para assegurar às obras alguma difusão são modernices que considero não acrescentarem nada à disseminação de uma literacia económica mais robusta na sociedade portuguesa. No dia-a-dia do seu trabalho, tais figuras tenderão a transmitir para a opinião pública o contrário de algumas das ideias contidas na obra que possam fazer o obséquio de apresentar.

Pois, ontem, no El Corte Inglês de Lisboa, depois de mais de meia hora de espera por tão ilustre personagem, o dito cujo não compareceu, disseram os organizadores impedido por uma chamada ao jornal das OITO para uma qualquer intervenção de última hora.

Por isso, a sessão foi um pouco pífia, com a editora algo comprometida, os coordenadores da obra Paulo Neto e Maria Manuel Serrano a lerem uma introdução muito polida e institucionalmente correta e tudo muito certinho para o qual já tenho pouca pachorra. Nem sequer o livro foi distribuído aos autores com participação na obra coletiva, já que será pelo correio que a mesma será realizada. E assim se vai construindo o panorama editorial nacional. Caso encerrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário