domingo, 20 de setembro de 2015

E TSIPRAS NÃO FOI CORDEIRO ...




(Como interpretar a resiliência do SYRIZA?)

Com pouco mais de 50% dos votos oficialmente contados, os resultados que podem ser inferidos deste ponto de situação indicam que Tsipras e o SYRIZA evidenciam uma resiliência superior à que transparecia das últimas sondagens. Quer isto significar que o esperado sacrifício do cordeiro não se concretizou e que a armadilha do programa do 3º resgate imposto como punição do referendo não surtiu efeito.

Interpreto assim o resultado. Os gregos, entre depositar a sua confiança numa liderança que bateu o pé ao diretório europeu, embora punido pelas forças do TINA que impiedosamente suscitaram o terceiro programa de resgate depois de tanta ameaça ou entregar-se à força política que durante largo tempo vogou ao sabor dos interesses oligárquicos, optaram pela primeira. Provavelmente não esperam daí a salvação. Mas intuem que o SYRIZA será um osso mais difícil de roer e que tudo tentará para ajustar o programa de resgate à capacidade de transformação possível. A resiliência de Tsipras é notável, mesmo depois da cisão interna que tudo leva a crer não surtirá efeito em termos parlamentares, pois o grupo dissidente muito dificilmente terá assento parlamentar.

Não quero aqui discutir se o SYRIZA será capaz de levar a bom porto (talvez já privatizados) a economia grega. Talvez venha a perder-se na implementação do terceiro resgate. Mas não posso deixar de saudar a coragem e consistência dos gregos em representarem a única evidência europeia de combate e resistência às forças do TINA. Talvez não esperasse a decisão de manter a coligação com o partido nacionalista. Mas até aqui se compreende a pincelada nacionalista que o SYRIZA precisa para negociar com Bruxelas. Com esta eleição adicional, muito dificilmente se pode continuar a falar de uma experiência vanguardista suicida. Ela tem respaldo democrático. Talvez valesse a pena compreender a decisão dos gregos em manter o seu apoio maioritário a Tsipras e ao SYRIZA. Isto num modelo em que pudéssemos esperar que as autoridades europeias respeitassem e procurassem interpretar o que povos expressam nas urnas e não que as considerassem um desperdício de tempo e uma incomodidade para os seus propósitos. Hoje já não acrescenta muito dizer que os gregos merecem respeito histórico, pois aí nasceu a democracia. Mas que os gregos resistem e que continuam a valorizar a soberania das suas decisões ninguém o pode ignorar. A sua coragem merece a maior admiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário