quarta-feira, 30 de julho de 2014

BRICS BANK



A complexa e atribulada problemática nacional do BES-GES sobrepôs-se ao comentário que seria necessário aqui produzir sobre a iniciativa dos chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) desafiarem o universo de influência do Banco Mundial, criando um banco de desenvolvimento.
Dois quintos da população mundial, um terço do produto mundial (avaliado à paridade dos poderes de compra) e um quinto do comércio mundial justificam uma maior autonomia dos emergentes, embora a construção de uma estratégia entre estas cinco forças vá ser um projeto de grande complexidade, sobretudo no contexto atual das sanções a uma Rússia de duvidosas tentações.
Branco Milanovic, economista que já foi associado ao Banco Mundial e que é o investigador mais conceituado sobre as questões da distribuição do rendimento a nível mundial, dedica na AlJazeera América um excelente artigo de opinião sobre a iniciativa destes países.
Milanovic sublinha que só três grandes organizações internacionais escaparam à influência ocidental, o Comintern, o movimento dos não alinhados e a OPEP. O Brics Bank (designação de Milanovic) regressa a essa orientação, não deixando de refletir o estádio atual de reorganização da economia mundial. É cedo para avaliar se a iniciativa vai esgotar-se no lema “anti-Washington” ou se, pelo contrário, evoluirá no sentido de dotar o mundo em desenvolvimento de outras modalidades de financiamento que não sejam subordinadas ao ideário que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional têm procurado disseminar. É um facto que o quadro de ideias e princípios que veicularam o chamado Consenso de Washington, hoje em farrapos, necessita em termos de princípios orientadores da economia mundial de uma outra alternativa e começa a haver matéria para iniciar essa tarefa. Será que o Brics Bank vai pautar-se por essa orientação ou resvalará para um estatuto de braço financeiro dos regimes políticos implantados naqueles países?
Não fazendo futurismo, o que poderá dizer-se é que se a sua implantação for concretizada nada será diferente no financiamento do desenvolvimento e será curioso monitorizar os seus efeitos na futura conduta do Banco Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário