sexta-feira, 18 de julho de 2014

O MÍSSIL DA GUERRA DESCONTROLADA



Tratava-se de uma crónica anunciada. Quando assisti às primeiras imagens do desmoronamento do então poder na Ucrânia e se começou a perceber que toda a série de grupos, organizações e seitas paramilitares ocupavam a cena (nesse caso a praça, há sempre uma praça) em simultâneo com a celebração espontânea da liberdade temi o pior. Depois, olhando a divisão do país em zonas de influência ucraniana e russa e recordando a história, percebi que era uma questão de tempo para perceber a emergência desse pior. O começo do separatismo pró-russo e a posição ambígua da Rússia à medida que o ocidente começava a apertar a pressão sobre o Kremlin fizeram-me perceber que se iria entrar numa guerra descontrolada. Pois, mesmo que os separatistas pró-russos tenham o apoio militar e de equipamento (o que parece evidente) por parte da Rússia, todas as contradições do regime soviético atual (as várias Rússias que se movimentam na era Putin) vão projetar-se irremediavelmente na imprevisibilidade das forças separatistas.
Não pensei que essa crónica anunciada se manifestasse tão cedo. E a imprevisibilidade das forças separatistas é compatível quer com a tese do engano (alvejar um avião civil pressupondo que era militar), quer com a tese da pura barbárie, ou seja alvejar esse avião admitindo que poderia ser um avião civil. A primeira é provavelmente a mais realista, pois desconhece-se se as forças separatistas terão tecnologia que lhe permita reconhecer aquela altitude o alvo em causa.
Aquela parte do mundo está perigosa. A moral da história é que a decomposição destes mundos gera aquilo que chamo a guerra descontrolada. Com esta imprevisibilidade e com movimentos desta natureza à sua sorte e arbítrio será mais sensato não voar por aquelas zonas.
P.S. O live blog que o Financial Times dedicou ao abate do MH17 é documento precioso para acompanhar a evolução do processo. No meio desse material, esta imagem do tráfego aéreo em tempo real no mundo e sobre aquela zona em particular dá para pensar sobre as grandes alterações deste mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário